Banca de DEFESA: EDKESSIA BARBOSA DO NASCIMENTO

DISCENTE : EDKESSIA BARBOSA DO NASCIMENTO
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Sala da Direção do IQB

A utilização de atividades lúdicas no ensino de Química em uma turma com deficientes auditivos e ouvintes

ensino de química, jogo didático, QRcode, deficiência auditiva, matérias e suas transformações.

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apresentação  de um jogo como ferramenta facilitadora no desenvolvimento do ensino de química, pensando também necessidade da inclusão na nossa sociedade ao buscar essa melhoria em uma turma com alunos com deficiência auditiva. Durante seu processo de criação, foi pensando em uma forma de nos meses iniciais em que se estuda a matéria e suas transformações apresentar a química de uma maneira visual e participativa, permitindo ao aluno participar de forma ativa do desenvolvimento do conhecimento através das duas experiencias dentro e fora da sala de aula. Durante essa análise foi criado um jogo para testar, fortalecer, compartilhar e informar novos aprendizados a cerca do conteúdo, para isto foi desenvolvida uma trilha intitulada “Caminhos da Matéria”, com indicações por cartas contendo QRcode para os deficientes auditivos, apresentando em seu decorrer a necessidade da participação dos respondendo questões e seguindo o que era proposto pelo jogo.

Presidente - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 1213454 - MARIA ESTER DE SA BARRETO BARROS
Externo(a) ao Programa - 1697787 - LAURA CRISTIANE DE SOUZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 19/07/2024 15:16