Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO MARCOS DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO MARCOS DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 01/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

A UTILIZAÇÃO DE CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA (CCD) COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cromatografia, materiais alternativos, educação básica.

A cromatografia é uma técnica que realiza a separação dos componentes presentes em uma mistura pelas interações particulares de cada substância que ocorrem entre uma fase que se move e uma que não se move durante o processo, denominadas como fase móvel e fase estacionária. Na educação básica, a bibliografia apresenta uma escassez de relatos da sua utilização, tendo em vista que essa técnica contextualiza diversos objetos do
conhecimento do ensino de Química, como misturas, processos de separação, interações intermoleculares e polaridade. Essa pesquisa visa propor uma sequência didática que viabilize a execução de atividades experimentais de cromatografia na educação básica utilizando materiais alternativos e de baixo custo. Para isso, será realizada a produção e aplicação de uma sequência didática abordando a cromatografia em camada delgada (CCD) a partir de atividades experimentais com o uso de materiais alternativos, de baixo custo e acessíveis para estudantes de uma turma da terceira série do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Após a aplicação, essa sequência didática será organizada e detalhada em uma cartilha digital acessível para viabilizar aos professores um material didático-pedagógico na utilização da cromatografia como objeto do conhecimento de Química.

Interno(a) - 1328448 - ELIEMERSON DE SOUZA SALES
Presidente - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Externo(a) ao Programa - 1006306 - JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER - null
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 15:23