Abordagem de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no conteúdo de energia nuclear: aportes para o ensino de química no ensino médio
CTSA; ensino de química; ensino médio
Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina discente o estudo desenvolvido possui a intenção de proporcionar uma abordagem alternativa para o ensino de química, nele, contém a perspectiva do ensino de química no século XXI; a abordagem de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) como intervenção alternativa e a definição de energia nuclear. Ademais, esse conjunto teórico foi inserido em um estudo de caso que
relata um acidente nuclear fictício, esse estudo de caso será aplicado separando a turma em grupos correspondentes a cada eixo temático e tais grupos irão realizar apresentações em forma de seminário. O enfoque CTSA foi escolhido pois permite uma efetivação do aprendizado, visto que, o discente conseguirá compreender o contexto que está inserido, vale salientar, que a temática energia nuclear é vista por um viés negativo, tal temática possui diversas aplicações relevantes na sociedade e no ambiente, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é proporcionar aos alunos do ensino médio uma percepção maior da temática energia nuclear. Por fim, a validação do produto educacional será construída por meio de formulário prévio e posterior a aplicação da sequência didática, isso porque, o método de análise consiste na comparação de antes e depois da aplicação da sequência didática.