Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCO SOARES VENTURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCO SOARES VENTURA
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

Desenvolvimento de uma Sequência Didática com enfoque em CTSA a partir de Observações de Emprego de Energias Limpas para o Ensino de Química de Nível Médio.

Energia Limpa, Sustentabilidade, Ensino de Química, CTSA, Cidadania.

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), centrada no tema das energias limpas. A proposta é implementada na disciplina eletiva "Energia Limpa" oferecida aos alunos do ensino médio das escolas públicas de Alagoas. A sequência didática visa fornecer um guia estruturado para os docentes, promovendo uma compreensão crítica dos princípios químicos e tecnológicos envolvidos nas energias renováveis e seu impacto ambiental. Por meio desta abordagem, os alunos são incentivados a explorar e entender as tecnologias limpas, promovendo um engajamento mais profundo com as ciências e uma reflexão crítica sobre as práticas sustentáveis. A pesquisa investiga a eficácia da sequência didática em aumentar o conhecimento dos alunos sobre energias renováveis e sua capacidade de tomar decisões informadas sobre questões ambientais. No entanto, devido a problemas operacionais na escola que é o locus da pesquisa, os resultados ainda não puderam ser obtidos de modo conclusivo. Apesar dessas dificuldades, acreditamos que a utilização da sequência didática representará um avanço significativo na integração de temas ambientais ao ensino de química, destacando o potencial da abordagem CTSA para enriquecer a educação científica e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Interno(a) - 1328448 - ELIEMERSON DE SOUZA SALES
Presidente - 1697787 - LAURA CRISTIANE DE SOUZA
Externo(a) ao Programa - 1320545 - THAISSA LUCIO SILVA - null
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 07:52