Planejando o aprender: planos de aula fundamentados na neuroeducação para auxiliar a aprendizagem de Química no Ensino Médio
planejamento de aula, neuroeducação, livreto
A Química no Ensino Médio é considerada por muitos estudantes como monótona e complexa e diante disso estes apresentam dificuldades quanto à aprendizagem de conteúdos relacionados à disciplina, afirmam muitas vezes que não conseguem entendê-la e nem perceber sua utilidade. É fundamental perceber a aprendizagem como um processo cognitivo construído a partir do treino, observação, da experiência, partindo da inserção de metodologias ativas. Assim, o planejamento de aula é essencial para o sucesso no processo de ensino aprendizagem, pois direciona o/a professor/a a realizar suas atividades, refletir a importância dos conteúdos e organizar a aula pensando no protagonismo, interesse e conhecimento dos estudantes. Planejar aulas que tenham como foco o desenvolvimento cognitivo e melhoramento do funcionamento cerebral utilizando a neuroeducação como aliada, contribui para que a aprendizagem de Química seja mais efetiva. O objetivo do trabalho é criar um material de apoio para os professores da educação básica: um livreto com planos de aulas que considerem um melhor
desenvolvimento discente.