Minecraft Education na formação de professores de química da educação básica
Laboratório virtual de química, Minecraft metaverso, Formação docente
O presente trabalho buscou através de uma formação continuada, sensibilizar os professores de Química a integrar o Minecraft Education (ME) como possibilidade pedagógica ou alternativa para as aulas de Química. por meio de uma pesquisa de modalidade qualitativa. Tendo sido realizada uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi identificado que o Minecraft está inteiramente ligado a vida de grande parte da população infanto-juvanil. A partir desse fato foi identificado a oportunidade de usufruir desse engajamento com esse público se baseando no método construtivista de Piaget. No entanto, foi percebida também a necessidade da formação dos docentes para que os
mesmos possam realizar a incorporação do Minecraft como um exemplo de metaverso, pois é preciso que os professores entendam como o mesmo funciona para uma metodologia eficaz. Para isso, foi desenvolvido um manual de usuário do jogo e aplicado em um minicurso de formação para professores da educação básica, buscando assim
identificar sua eficácia na formação docente.