Metais no cotidiano: Uma Perspectiva CTSA para o Ensino Médio.
Metais; CTSA; Sequência didática
Os metais desempenham um papel crucial na vida cotidiana e na economia global, desde sua utilização em tecnologias avançadas, como dispositivos eletrônicos e veículos, até sua presença em utensílios domésticos e na infraestrutura urbana. A importância desses materiais se reflete não apenas no desenvolvimento econômico, mas também nas questões ambientais e sociais que envolvem sua extração, processamento e reciclagem. No contexto educacional, a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) surge como uma metodologia promissora para explorar a temática dos metais, ao integrar conhecimentos científicos com questões tecnológicas, sociais e ambientais. Segundo Marcondes (2009), citado por Favila e Adaime (2013), essa abordagem permite contextualizar o ensino de química, tornando-o mais significativo para os alunos, ao conectar o conteúdo acadêmico com os desafios do mundo real. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática contextualizada para o ensino de química em uma abordagem CTSA e identificar as concepções prévias dos alunos sobre a temática metais. A metodologia se enquadra em um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, desenvolvida em cima de uma sequência didática sobre o tema 'Metais'. Esta sequência foi estruturada em seis momentos: i) absorção das concepções prévias dos estudantes, ii) abordagem do tema Metais sob perspectiva CTSA, que aconteceu seguindo quatro momentos diferentes e com suporte de vídeos educativos, e iii) absorção das concepções posteriores as vivências dos estudantes para avaliar qualitativamente o impacto da sequência didática no aprendizado. Os principais resultados indicam que antes da aplicação das cartilhas, observou-se que os alunos não demonstravam conhecimento sobre o tema abordado. Contudo, após a utilização das cartilhas, o conhecimento foi transmitido de maneira clara aos discentes, conforme evidenciado nas respostas fornecidas por eles, confirmando a eficácia da abordagem CTSA no ensino de química para a educação básica.