INCORPORAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NO SHOW DE QUÍMICA DA USINA CIÊNCIA DA UFAL
Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Tecnologias Digitais. Show de Química.
A incorporação das Tecnologias Digitais (TD) estão transformando o ensino, oferecendo novas maneiras de engajar os alunos e melhorar a compreensão dos conceitos abordados. Com o avanço dos jogos educacionais e a acessibilidade crescente das plataformas tecnológicas, essas inovações estão se tornando cada
vez mais integradas nas práticas pedagógicas. Na química a Realidade Virtual (RV) permite a criação de ambientes tridimensionais onde os alunos podem explorar e experimentar fenômenos químicos de forma imersiva e segura. Por outro lado, a Realidade Aumentada (RA) enriquece o aprendizado ao adicionar camadas de informações virtuais sobre o mundo real, facilitando a visualização de estruturas e reações químicas. Este trabalho investiga a incorporação dessas tecnologias no Show de Química da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas, examinando como elas contribuem para uma compreensão mais profunda da química. A pesquisa utiliza observações diretas, análise documental e triangulação de dados e analise a qualitativa e quantitativa para oferecer uma visão detalhada dos benefícios e limitações da integração de RV e RA no ensino de química.