A incorporação da Nanotecnologia e da Nanociência ao ensino de Química com o método cooperativo Jigsaw
nanotecnologia; nanociência; Jigsaw.
Atividades cooperativas têm se mostrado como promotoras do processo de ensino-aprendizagem. Estas atividades proporcionam o processo de aquisição de conhecimentos por meio da interação entre os estudantes, os quais compartilham suas ideias, desenvolvendo habilidades cognitivas e interpessoais, cooperando para atingir objetivos que se tornam comuns. Dentre os tipos de abordagens de metodologias cooperativas, o Método Jigsaw se caracteriza por ser um conjunto de procedimentos que visam à melhoria no processo cognitivo. Tal método foi aplicado para promover a discussão e aprendizagem acerca da nanociência e nanotecnologia. Realizou-se uma coleta e análise de dados em uma escola particular com alunos da 2ª série do ensino médio e, a partir dos resultados obtidos, foi possível verificar a eficácia do método utilizado durante e após a aplicação da abordagem, para que, com isso, uma nova perspectiva fosse notada na promoção da aprendizagem, pois, ao colocar a metodologia ativa em prática, competências são desenvolvidas e estimuladas, tais como: comunicação, liderança, confiança, responsabilidade e resolução de conflitos, resultando na progressão da aprendizagem.