Ensino de Química Orgânica por meio da fermentação da kombucha: articulações entre aprendizagem baseada em projetos e letramento científico
Ensino de Química. Kombucha. Letramento científico. Aprendizagem Baseada em Projetos. Fermentação.
Esta dissertação tem como objetivo analisar o uso da produção da kombucha como
estratégia pedagógica para o ensino de Química Orgânica, articulando conceitos
científicos ao cotidiano dos estudantes por meio da metodologia da Aprendizagem
Baseada em Projetos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, foi
desenvolvida com uma turma da 3a série do ensino médio em uma escola da rede
privada na cidade de Maceió (AL). A proposta didática incluiu atividades de leitura,
experimentação, elaboração de portfólios, aplicação de questionários e
apresentações orais. A sequência foi organizada em etapas: definição do problema,
planejamento, investigação, análise e socialização. A análise dos dados revelou que
os alunos desenvolveram competências relacionadas à compreensão de conceitos de
Química Orgânica, como funções orgânicas e processos fermentativos, bem como
habilidades investigativas, argumentação científica e pensamento crítico. A
utilização da kombucha demonstrou potencial para integrar conteúdos escolares com
contextos sociais significativos, promovendo uma aprendizagem reflexiva,
contextualizada e voltada à formação cidadã.