CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM A TEMÁTICA BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Concepções prévias; Abordagem CTSA; Sequência de ensino; Habilidades
cognitivas; Bebidas alcoólicas.
Este trabalho investigou os impactos de uma sequência de ensino com abordagem CTSA (Ciência,
Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio
acerca do tema bebidas alcoólicas. A pesquisa busca compreender se a intervenção pedagógica
promove mudanças nas visões dos estudantes, estimulando a reflexão crítica sobre o assunto. O
objetivo foi identificar os possíveis impactos da abordagem CTSA nas ideias prévias dos
estudantes sobre bebidas alcoólicas, analisando as ressignificações de visões e as manifestações
de habilidades cognitivas decorrentes da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE). A pesquisa
foi realizada com cinco turmas do Ensino Médio. A SE, intitulada “O Custo de Uma Dose”, foi
elaborada com base nas ideias prévias dos estudantes, levantadas por meio de um formulário
Google, e nos elementos pedagógicos organizacionais, como seleção do tema, definição da
questão-problema e a seleção de habilidades de pensamentos necessárias à sua resolução e das
questões presentes nas aulas, elaboração de diagramas de conteúdo como a espinha CTSA e o
quadrado de conteúdos CTSA, além do esquema metodológico de Aikenhead para o ensino CTS.
A SE foi organizada considerando os três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial,
Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, seguindo o modelo de unidade
didática contextualizada. Antes da aplicação, a SE foi avaliada por professores da área de Ciências
da Natureza para ajustes e aprimoramentos. As respostas dos estudantes à Situação-Problema
foram analisadas e classificadas conforme as habilidades cognitivas mobilizadas, divididas entre
LOCS (Habilidades Cognitivas de Baixa Ordem) e HOCS (Habilidades Cognitivas de Alta Ordem),
nos níveis N1 a N5. Os educandos também responderam um questionário reflexivo-avaliativo
com o objetivo de identificar suas visões após a aplicação da SE, os resultados revelaram que,
para alguns estudantes, houve fortalecimento das visões pré-existentes, sem alteração
significativa após as aulas. Outros, mesmo mantendo suas visões, ampliaram sua compreensão
do tema, passando a considerar aspectos antes ignorados, como impactos ambientais,
benefícios e malefícios do consumo e produção de bebidas alcoólicas. Além disso, parte dos
estudantes apresentou ressignificação de suas visões, adotando uma postura mais crítica em
relação à temática. Nas análises, também se considerou os conhecimentos de Ciência,
Tecnologia, Sociedade e Ambiente manifestados pelos educandos na resolução da SP e as
perspectivas de contextualização alcançadas pelos grupos de estudantes. A abordagem CTSA,
por meio da SE “O Custo de Uma Dose”, demonstrou potencial para promover reflexão e ampliar
a compreensão crítica dos estudantes sobre o tema bebidas alcoólicas. Apesar de nem todos os
estudantes terem alterado suas visões iniciais, a maioria apresentou algum nível de
amadurecimento e reflexão, indicando que a proposta contribuiu para o desenvolvimento do
pensamento crítico e para a formação cidadã.