Banca de DEFESA: NEIKLYSON ANTÔNIO DA SILVA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEIKLYSON ANTÔNIO DA SILVA LEITE
DATA : 31/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência através do Google Meet.
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO "DOMINÓ DAS FUNÇÕES
ORGÂNICAS" COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

jogo digital; dominó; Funções Orgânicas; Ensino de Química;
Educação Básica.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

O Ensino de Química na Educação Básica enfrenta vários desafios
relacionados ao trato dos conteúdos, carências de recursos e com a
própria desmotivação dos alunos. A proposição de estratégias de
ensino, tais como a criação de jogos didáticos, é considerada uma
iniciativa inovadora para a área. Nesta perspectiva, o presente trabalho
tem como objetivo principal a investigação do jogo didático “Dominó
das Funções Orgânicas” como uma estratégia de ensino e
aprendizagem de Química na Educação Básica. Assim sendo, optou-se
por uma abordagem de investigação qualitativa, pois essa proposta visa
entender fenômenos complexos no contexto da Educação, e no nosso
caso em particular, as interações existentes na construção e aplicação
de um jogo didático para a Identificação das Funções Orgânicas. A
coleta de dados foi realizada com o intuito de obter informações
mediante a complexidade do ambiente pesquisado no qual foi aplicado
um questionário tanto para estudantes quanto para os docentes,
estruturados utilizando o recurso Google Formulários. Os
questionários foram aplicados após o uso do jogo didático nas
atividades em sala de aula (para os estudantes) e mediante aplicação do
jogo pelos docentes avaliadores e sua posterior apreciação. A análise
dos resultados foi conduzida por tratamento estatístico dos gráficos
estruturados e, para questões discursivas dos questionários optou-se
pela criação de categorias emergentes, via Análise Textual Discursiva.
Os resultados apontaram que a utilização do jogo “Domino das
Funções Orgânicas” contribuiu significativamente para o aumento do
interesse dos alunos, favoreceu o aprendizado na identificação das
Funções Orgânicas Oxigenadas, além de promover uma maior
participação na troca de conhecimento entre os estudantes. Apesar dos
benefícios observados, o estudo também identificou desafios na
adaptação dos cronogramas escolares e na equidade de acesso às
plataformas digitais. Portanto, reforça-se a importância de uma
abordagem estratégica na implementação de jogos didáticos, incluindo
suporte adequado para professores e melhorias tecnológicas. Este
trabalho, com a organização de um Produto Educacional em formato
de jogo digital, visou contribuir para a literatura educacional ao
demonstrar que os jogos podem desempenhar um papel relevante no
Ensino de Química.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - FÁBIO AUGUSTO DO AMARAL - UFU
Interno(a) - 1328448 - ELIEMERSON DE SOUZA SALES
Presidente - 2314304 - RAFAEL MARTINS MENDES
Notícia cadastrada em: 09/07/2025 11:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 12/07/2025 13:41