EFEITOS, CONDIÇÕES E PROCESSOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ITINERÁRIO FORMATIVO EM QUÍMICA ORGÂNICA.
Itinerários, Gravidez, Química.
Este trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar um itinerário formativo voltado para a 3ª série do Ensino Médio, articulando conteúdos de Química Orgânica com a temática social da gravidez na adolescência. A proposta está inserida no contexto do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respondendo à demandas que promovam o desenvolvimento de competências, o letramento científico e a formação cidadã dos estudantes. A abordagem metodológica fundamenta-se nos princípios da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire (1987), na Sequência de Ensino Investigativo (SEI) proposta por Carvalho (2013) e na teoria histórico-cultural de Vygotsky (1991), que orienta a atuação do professor como mediador do conhecimento. O itinerário foi organizado em três momentos: (1) contextualização do tema por meio da problematização da gravidez precoce; (2) exploração conceitual de conteúdos de Química Orgânica, como funções orgânicas e compostos hormonais; e (3) aplicação dos conhecimentos na forma de propostas de intervenção e empreendedorismo, buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, dialogando com a realidade dos estudantes e incentivando sua permanência e protagonismo na escola e na vida. A pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Linha de Pesquisa LP3 - Química da Vida.