UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO "DOMINÓ DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS" COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
jogo digital; dominó; Funções Orgânicas; Ensino de Química; Educação Básica.
O Ensino de Química na Educação Básica enfrenta vários desafios relacionados ao trato dos conteúdos, carências de recursos e com a própria desmotivação dos alunos. A proposição de estratégias de
ensino, tais como a criação de jogos didáticos, é considerada uma iniciativa inovadora para a área. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo principal a investigação do jogo didático “Dominó
das Funções Orgânicas” como uma estratégia de ensino e aprendizagem de Química na Educação Básica. Assim sendo, optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, pois essa proposta visa entender fenômenos complexos no contexto da Educação, e no nosso caso em particular, as interações existentes na construção e aplicação de um jogo didático para a Identificação das Funções Orgânicas. A coleta de dados foi realizada com o intuito de obter informações mediante a complexidade do ambiente pesquisado no qual foi aplicado
um questionário tanto para estudantes quanto para os docentes, estruturados utilizando o recurso Google Formulários. Os questionários foram aplicados após o uso do jogo didático nas atividades em sala de aula (para os estudantes) e mediante aplicação do jogo pelos docentes avaliadores e sua posterior apreciação. A análise dos resultados foi conduzida por tratamento estatístico dos gráficos estruturados e, para questões discursivas dos questionários optou-se pela criação de categorias emergentes, via Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que a utilização do jogo “Domino das Funções Orgânicas” contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos, favoreceu o aprendizado na identificação das Funções Orgânicas Oxigenadas, além de promover uma maior participação na troca de conhecimento entre os estudantes. Apesar dos benefícios observados, o estudo também identificou desafios na adaptação dos cronogramas escolares e na equidade de acesso às plataformas digitais. Portanto, reforça-se a importância de uma abordagem estratégica na implementação de jogos didáticos, incluindo suporte adequado para professores e melhorias tecnológicas. Este trabalho, com a organização de um Produto Educacional em formato de jogo digital, visou contribuir para a literatura educacional ao demonstrar que os jogos podem desempenhar um papel relevante no Ensino de Química.