Banca de DEFESA: CHARLES ALBERTO ANDRADE SOBRAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARLES ALBERTO ANDRADE SOBRAL
DATA : 05/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FRANKENSTEIN OU A ARTE COMO EXPERIMENTO DE PENSAMENTO: DILEMAS ACERCA DA PROXIMIDADE ENTRE A OBRA DE SHELLEY E OS EXPERIMENTOS MENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Shelley; Frankenstein; filosofia da ciência; ficção científica; experimentos mentais.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Em 1818 Mary Shelley escreve Frankenstein: ou o Prometeu moderno. Em seu livro, conta uma história de horror gótica que evoca a centelha que iniciaria o gênero hoje conhecido como ficção científica — ainda que como algo prototípico (como normalmente se espera de obras fundadoras). A construção do mito moderno de Frankenstein, entre outros fatores, está enraizada num temor pela criação de um monstro feito de partes de outros corpos, com a finalidade de suplantar a morte. Porém, por suas linhas, a ficção proposta por Shelley também parece abrir margem para a reflexão acerca de uma metáfora da crise surgida na prática e produção científica em sua época — algo que acaba refletindo também um problema da ética da produção científica. Assim, se pensarmos sobre a construção de sua história e como ela influenciou num modo de pensar que levou a um olhar mais crítico à responsabilidade da ciência, surge daí algo muito semelhante à composição do que é compreendido na ciência e na filosofia como experimentos Mentais — formas eficientes, consistentes e, até, lúdicas de expor ou mesmo de resolver problemas teóricos. Este trabalho visa esclarecer como Frankenstein e o gênero da ficção científica podem estar associados e corresponderem à construção de uma reflexão assemelhada à da prática de experimentos mentais (experimentos de pensamento), na medida em que propõem, através da criação imaginativa de elementos ficcionais específicos, pontos de partida para a reflexão sistemática sobre questões teóricas relevantes. Faremos tal investigação baseados nas obras dos principais teóricos sobre os experimentos mentais, tais como Brown (1991), mas também sobre as relações entre a literatura de ficção científica e a filosofia, tais como Albuquerque (2020) e Botting (2010), entre outros. Pretendemos, assim, ao contrário de instrumentalizar a escrita literária para uma finalidade teórica específica, apontar para o fato de que a compreensão de certas obras literárias em sua abertura para a reflexão filosófica pode assemelhar-se ao processo epistêmico desenvolvido nos chamados experimentos mentais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2286729 - FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
Presidente - 2996659 - JULIELE MARIA SIEVERS
Externo(a) à Instituição - RONEI CLÉCIO MOCELLIN - UFPR
Notícia cadastrada em: 28/11/2025 20:33
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