Banca de DEFESA: ENADIELITON DOS SANTOS

DISCENTE : ENADIELITON DOS SANTOS
DATA : 23/07/2024
LOCAL: Campus Arapiraca Sala 04

Ciência nas rimas do cordel: sentidos de estudantes de química a partir de múltiplas representações

Leitura. Literatura. Multimodalidade. Semiótica social.

Este trabalho investigou sentidos produzidos por estudantes de licenciatura em química a partir da leitura de um cordel com temática científica relacionada à termodinâmica. O cordel buscou retratar alguns aspectos históricos relacionados ao desenvolvimento das máquinas térmicas (a vapor), bem como princípios científicos de seu funcionamento, incluindo o conceito de calor. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como fonte de dados registros escritos e imagens produzidas por 20 participantes. O texto foi lido em horário extraclasse sendo acompanhado de uma atividade pós-leitura. Foi solicitado aos estudantes que descrevessem quais sentidos sobre ciência a leitura produziu, bem como criassem uma imagem e sua respectiva explicação para a ideia principal do cordel. A análise dos registros escritos foi conduzida com auxílio do software IRAMUTEQ que fornece informações baseadas na investigação lexical quantitativa. Já as imagens foram interpretadas utilizando elementos da Gramática do Design Visual. Como resultados dessa pesquisa, percebemos que a leitura do cordel produziu diferentes sentidos que foram guiados por temáticas de natureza científica conceitual presentes no texto. segundo o conhecimento de mundo e a relação do conteúdo com o poema. As imagens produzidas enfocaram em maior grau a máquina a vapor e seus constituintes. Também foi possível perceber a associação com o humor e situações cotidianas que remetem a aspectos conceituais. Sinalizamos a possibilidade da produção de imagens como meio de fomentar um processo ativo de leitura que permite socializar os sentidos produzidos pelos estudantes. A discussão do texto, portanto, pode ter como mediação essas representações para valorizar a perspectiva do leitor. Ademais, sentidos não manifestados podem ser valorizados na mediação didática.

Externo(a) à Instituição - ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA - FUFGD
Interno(a) - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 26/06/2024 16:08