Banca de DEFESA: JOSÉ SOUZA MOREIRA

DISCENTE : JOSÉ SOUZA MOREIRA
DATA : 31/07/2024
LOCAL: UFAL - Campus Arapiraca

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOCENTES À LUZ DA COMPLEXIDADE

Educação Ambiental. Projeto Político Pedagógico. Complexidade. Formação de professores.

A Educação Ambiental (EA) crítica, de natureza complexa, é um processo que envolve as relações entre homem e natureza nas mais variadas áreas do campo social e ambiental. Essencial para a formação de indivíduos humanizados, tolerantes, éticos e preocupados com o ambiente e com os problemas que lhes dizem respeito. Se a EA tem essas particularidades e é indissociável da atuação humana, dotada de subjetividade, deve ser entendida por múltiplos olhares, de forma complexa e não linear e fragmentada. Diversas foram as políticas públicas implantadas nas últimas décadas sobre as questões ambientais e promoção da EA em todos os níveis e modalidades de ensino, tais como a inclusão da EA nos currículos escolares e investimentos na formação de professores. No entanto, infelizmente, muitas dessas políticas não contemplam a complexidade da EA, ou seja, a profundidade e amplitude das questões ambientais nos sistemas naturais e sociais. E, dentre os aspectos políticos, educacionais e pedagógicos, destacamos o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento institucional que define através de uma construção coletiva o tipo de instituição que a comunidade escolar quer ver funcionar, estabelecendo objetivos e práticas pedagógicas do e no âmbito educacional. Neste contexto, o pensamento complexo de Edgar Morin tem se mostrado promissor em diversas áreas do conhecimento humano, e na EA não é diferente. A relação entre EA e PPP envolve a integração dinâmica de princípios e práticas de EA na realidade escolar, reconhecendo a interdependência entre questões ambientais, sociais e educacionais. A participação ativa de todos, especialmente dos professores, na elaboração/atualização do PPP é essencial para desenvolver ações que promovam a reflexão crítica sobre as relações entre sociedade e meio ambiente. Diante do exposto, de modo geral, a pesquisa se propõe a analisar as relações entre a EA e o PPP a partir das concepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, dividida em duas fases igualmente importantes: (i) mapeamento inicial, utilizando como fonte de dados a análise do PPP e de documentos oficiais nele descritos sobre EA, meio ambiente e sustentabilidade; (ii) investigação da relação entre EA e PPP a partir das concepções e práticas docentes, sob a perspectiva da complexidade, por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o pensamento complexo ainda é marginal no campo acadêmico-científico e apontam para a necessidade de incluir a temática ambiental no PPP, com a participação ativa dos professores na construção e atualização desse documento. Além disso, destacamos a urgência de investimentos na formação inicial e continuada dos professores em EA.

Interno(a) - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA - UFRPE
Externo(a) à Instituição - WANDERSON RODRIGUES MORAIS - UNIFEI - UNI
Notícia cadastrada em: 12/07/2024 09:41