Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIARA INÁCIO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCIARA INÁCIO DOS SANTOS
DATA : 01/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

REFERENCIAIS CURRICULARES DO NORDESTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; Ensino por Investigação; Referenciais Curriculares


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Este trabalho versa sobre a temática do Ensino de Ciências sob a perspectiva do Ensino por Investigação durante o Ensino Fundamental. Nesse sentido, o trabalho parte da seguinte problemática: de que modo os Referenciais Curriculares do Nordeste para o Ensino Fundamental se aproximam e distanciam do Ensino de Ciências por Investigação? Dessa forma, o objetivo geral é investigar de que modo os Referenciais Curriculares do Nordeste para o Ensino Fundamental se aproximam e distanciam do Ensino de Ciências por Investigação. A metodologia utilizada neste trabalho parte de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritivo. Os procedimentos para coleta de dados deram-se a partir da pesquisa documental, tendo como documentos os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental de cada estado do Nordeste, estes orientam o ensino e aprendizagem na Educação Básica dos estados e seus municípios. Os dados da pesquisa foram analisados a partir do método Análise de conteúdo, em que foi necessário selecionar as unidades de registro na área de Ciências da Natureza de cada documento, posteriormente à realização da decodificação e categorização. O critério para realizar a categorização foi semântico, ou seja, o uso da técnica de análise temática. Os resultados
preliminares e discussão apontam para a construção, análise e discussão de 4 (quatro) categorias que trazem elementos do Ensino por Investigação nos Referenciais Curriculares para o Ensino de Ciências, sendo elas: categoria 1: O Ensino de Ciências para o alcance da alfabetização e letramento científico; categoria 2: A importância da cultura científica; categoria 3: O Ensino de Ciências por meio da investigação; categoria 4: O Ensino a partir da Resolução de problemas. Dessa forma, podemos destacar como principais resultados destas categorias são os seguintes: (i) as orientações postas nos Referenciais Curriculares sobre a Alfabetização e o Letramento Científico contribui para que o docente planeje um Ensino de Ciências em que as atividades aplicadas possam tornar os sujeitos detentores do conhecimento e aprendam os sentidos e significados dos saberes e conseguem utilizá-los para atuar na sociedade; (ii) a inserção do estudante na cultura científica por meio de prática do EnI no Ensino de Ciências é primordial para a sua formação cidadã e científica, (iii) o Ensino de Ciências a partir do processo investigativo e investigação científica, estimulam e incentivam os estudantes a
participarem do processo de ensino e aprendizagem e (iv) a resolução de problemas contribui para o Ensino de Ciências Investigativo, pois o professor ao trabalhar com situações desafiadoras que se origina de um problema, permite que os estudantes utilizem suas habilidades investigativas, métodos e técnicas científicas adquiridas durante a sua aprendizagem na Educação Básica para solucioná-lo. Por fim, podemos concluir que os Referenciais Curriculares estão se aproximando do Ensino por Investigação ao passo que apresentam elementos desta abordagem, por outro lado, podemos dizer que ainda se distancia ao não tratar e citar explicitamente os termos “Ensino por Investigação” ou “Ensino de Ciências por Investigação” e apresentarem os elementos de forma superficial.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Presidente - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 10:46
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