SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA MEDICALIZAÇÃO DA VIDA PARA ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS
Formação inicial; Medicalização da vida; Inclusãoescolar; Pedagogia; Psicologia Histórico-Cultural.
É notório o advento da educação inclusiva em nossa sociedade e diante tantos desafios enfrentados, pelos/as professores/as, há um movimento de formações continuadas que influenciam diretamente nas concepções que adentram e se enraízam nas instituições, prevalecendo as de ordem biologicistas a exemplo da Análise do Comportamento Aplicada. Apesar disso, tais concepções são fomentadas a partir de ideias previamente estabelecidas já na formação inicial docente, onde há um distanciamento, por vezes, de concepções mais críticas da realidade social. Assim, a inclusão vem associada ao mote do diagnóstico, onde o discurso médico passa a validar as situações do não aprender, logo, se a criança não aprende é porque tem alguma coisa. É no gancho desse discurso que “há algo no outro” no sentido biológico, inato, que as práticas de medicalização da vida estão tão presentes em nossa sociedade, sobretudo na escola. Dessa maneira, o presente estudo discute sobre a temática da medicalização da vida, a partir da produção dos sentidos e significados por estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. Diante da problemática apresentada, tivemos como objetivo compreender os sentidos e significados da medicalização da vida para estudantes de licenciatura em pedagogia. Para isso, utilizamos como base de fundamentação teórica a Psicologia Histórico-cultural (Vigotski 1999, 2000, 2007, 2009, 2021, 2022; Leontiev 2021; Luria 2015; Prestes 2021; Martins 2013, 2015) e os estudos sobre a perspectiva da Medicalização da Vida (Collares e Móyses 1994; Collares; Móyses e Ribeiro 2013; Móyses 2021). Assim, após aprovação no comitê de ética, realizamos uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa com a utilização da técnica de grupo focal, onde realizamos cinco encontros com 6 estudantes de graduação do curso de licenciatura em Pedagogia. Estamos em fase de análise dos dados coletados nos grupos focais a luz da análise do conteúdo (Bardin, 2016), elaborando as categorias e discorrendo a partir do escopo teórico.