REFERENCIAIS CURRICULARES DO NORDESTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Documentos curriculares; Ensino de Ciências; Ensino investigativo
Este trabalho versa sobre a temática do Ensino de Ciências por meio da abordagem didática do Ensino por Investigação. Nesse sentido, o trabalho parte da seguinte problemática: de que modo a concepção de Ciência presente os Referenciais Curriculares dos estados do Nordeste para o Ensino Fundamental se aproximam e distanciam do Ensino de Ciências por Investigação? Dessa forma, o objetivo geral é investigar de que modo a concepção de Ciência presente os Referenciais Curriculares dos estados do Nordeste para o Ensino Fundamental se aproximam e distanciam do Ensino de Ciências por Investigação. A metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritivo. Os procedimentos para coleta de dados foram por meio da pesquisa documental, sendo coletados os documentos curriculares dos estados que compõem o Nordeste Brasileiro. Os dados da pesquisa foram analisados a partir do método Análise de Conteúdo, que resultou na construção de 7 (sete) categorias, realizadas a partir dos processos decodificação e seleção das unidades de registro. Dessa maneira, foram analisadas e discutidas as seguintes categorias: categoria 1: O Ensino de Ciências para o alcance da alfabetização e letramento científico; categoria 2: A importância da cultura científica; categoria 3: O Ensino de Ciências por meio da investigação; categoria 4: O Ensino de Ciências a partir da Resolução de problemas; Categoria 5: Atividades com experimentos para as aulas de ciências, Categoria 6: Conhecimentos científicos no Ensino de Ciências e a Categoria 7: O papel do professor no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Essas categorias evidenciam a importância do Ensino por Investigação para o Ensino de Ciências, como uma possibilidade para o professor ensinar Ciências de modo que contribua para o desenvolvimento de potencialidades dos estudantes para o fazer científico, para a realização de descobertas e exploração dos fenômenos encontrados no mundo, compreendendo a importância e o impactos da Ciência no modo de vida em sociedade. Portanto, considerando tais resultados é percebido que os Referenciais Curriculares estão se aproximando do Ensino por Investigação ao passo que apresentam elementos desta abordagem, por outro lado, podemos dizer que ainda se distanciam ao não tratar e citar explicitamente os termos “Ensino por Investigação” ou “Ensino de Ciências por Investigação” e apresentarem alguns elementos de forma superficial sem haver um melhor aprofundamento e detalhamento.