FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL ARAPIRACA: CONTRIBUIÇÕES SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL
Curso de pedagogia; teorias pedagógicas; currículo; formação de professores
A presente investigação tem como problemática a formação dos professores no curso de Pedagogia. O problema da pesquisa diz respeito aos fundamentos da teoria pedagógica do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca. Levantamos três elementos que subsidiaram o nosso processo investigativo, a saber: o primeiro, referente a formação de professores, em especial dos pedagogos e, especificamente do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca; o segundo, em relação as diretrizes que vem orientando a formação de professores; e o terceiro, acerca do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca, seu histórico, as diretrizes que o orientam e, a teoria pedagógica que fundamenta o Projeto Político Pedagógico. Assim, o objetivo é apresentar uma síntese explicativa sobre a situação atual dos cursos de Pedagogia, em especial o da UFAL-Campus Arapiraca, identificando as contradições e possibilidades superadoras no que diz respeito as tendências pedagógicas. Os objetivos específicos são: (1) Realizar um levantamento histórico da formação de professores, em especial do Curso de Pedagogia da UFAL- Campus Arapiraca; (2) Criticar as diretrizes curriculares de formação de professores e de pedagogos; (3) Reconhecer as contradições e possibilidades superadoras das diretrizes curriculares de formação de professores do Curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca. Para realizar as análises e tecer as críticas às referidas diretrizes curriculares, nos embasaremos nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. As fontes de pesquisa são: (1) os documentos do curso de pedagogia, (2) as diretrizes que orientam os cursos de formação de professores e, em especial, os pedagogos. A análise dos dados nos permite, em síntese, concluir que está ocorrendo um recuo teórico na formação de pedagogos que pode ser identificado nas propostas oficiais de diretrizes curriculares, nas propostas de divisão do curso de Pedagogia, na criação de conselhos profissionais e no esvaziamento teórico pela não consideração de uma fundamentação teórica-metodológica crítica do curso, na qual se inclui a teoria pedagógica histórico-crítica.