Banca de DEFESA: MARCOS HENRIQUE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 24/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Campus do Sertão
TÍTULO:

"Neste curso, a gente se sente gente?" FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO PROBLEMATIZADORA: POSSIBILIDADES E LIMITES DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Paulo Freire; Formação Permanente; Investigação Temática.

 
 

PÁGINAS: 125
RESUMO:

A formação de professores é uma temática que ao longo da história da educação brasileira foi aumentando gradativamente sua importância, seja no que diz respeito a formação inicial ou a formação continuada. Paralelamente, outro campo da aprendizagem também ocupou destacada importância na história da educação no Brasil, a alfabetização. Esses campos entram em contato mais estreito quando são designadas formações direcionadas a formar professores alfabetizadores ou formações que auxiliem os professores nessa tarefa que tem se constituído como um desafio. As últimas décadas têm sido marcadas por programas e medidas direcionadas a alfabetizar os alunos em maior número e em menor tempo. Nesse processo que envolve uma série de discussões entre métodos objetivos e técnicas, o fator número em relação a qualidade da alfabetização tem se sobressaído. Para tanto, se faz necessário questionar quais interesses essa alfabetização tem servido, como se processam as formações de professores e se empreender uma perspectiva alfabetizadora que tenha sentido e significado para os discentes. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e os desafios de um curso formativo direcionado a professoras e professores de uma escola de zona rural no município de São José da Tapera, AL. O curso foi voltado para a temática da alfabetização na perspectiva da Abordagem Temática Freireana, buscando apresentar aos profissionais educadores a possibilidade de se alfabetizar os alunos de uma maneira que os conteúdos escolares dialoguem com a realidade local e contribuam para a superação das situações-limites encontradas na comunidade. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve como referência as etapas da Investigação Temática de Paulo Freire para estruturar o curso que durou aproximadamente seis meses, com encontros presenciais e atividades de campo. Para analisar as experiências das educadoras ao longo da formação, foram utilizadas transcrições de falas oriundas de gravações de áudio e vídeo, dos encontros formativos e das visitas aos moradores da comunidade. Como instrumento analítico foi realizada a Análise Textual Discursiva, que teve as seguintes categorias emergentes: a) O diálogo como fator de dedicação e compromisso com a formação b) o diálogo condutor da tomada de consciência das situações-limites vivenciadas pela comunidade c) Desafios institucionais e o impacto na formação permanente. Dentre os resultados, destacam-se: o estabelecimento de relações dialógicas enquanto modelo formativo, apresentando-se como alternativa às práticas formativas corriqueiramente desenvolvidas no município. A aproximação dos profissionais da escola com as situações limites da comunidade, o que possibilitou pensar em propostas alfabetizadoras contextualizadas e significativas. Espera-se que a pesquisa possibilite o surgimento de novos estudos no município e na região do semiárido alagoano.

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - Simoni Tormohlen Gehlen - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 14:40
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