APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE
BIOQUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Aprendizagem Baseada em Problemas; ensino de Bioquímica; Avaliação; Metodologia.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Bioquímica, com foco nas características dos problemas utilizados e nos recursos de avaliação descritos na literatura sobre esse tema. Realizou-se uma Revisão Sistemática (RS) seguindo as etapas de Tranfield, Denyer e Smart (2003), buscando artigos científicos em duas bases de dados, Scopus e Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados sugerem que os problemas motivadores na ABP para o ensino de Bioquímica podem ser classificados em maioria como “menos estruturados” e “complexos”, aprimorando habilidades avançadas de resolução, como iniciativa e autonomia, indo além da simples memorização de conteúdo. Além disso, verificou-se que problemas classificados como “específicos" em Bioquímica permitem que o estudante explore de forma mais detalhada os conceitos, enquanto problemas mais “gerais” colaboram no desenvolvimento de outras habilidades essenciais, como gestão de tempo e proficiência digital. Este estudo trouxe a contribuição da classificação em relação ao contexto do problema motivador e identificou que a maioria deles é compreendido como problemas de contexto Narrativo. Já a análise dos recursos avaliativos descritos nos artigos selecionados para a RS revela uma maior preocupação com a avaliação da metodologia ABP, em detrimento da avaliação dos conteúdos específicos de Bioquímica. Além disso, os questionários, especialmente aqueles com respostas em escala, emergem como o principal recurso de avaliação da aplicação da ABP nos estudos revisados. Em relação aos recursos avaliativos do conhecimento bioquímico, constatou-se a predominância do “Exame Final”, que se trata de provas mistas, questões discursivas, questões de terminologia, estudos de caso etc.; o que enriquece a análise das competências dos alunos. Também se percebeu uma carência de instrumentos que avaliem a perspectiva dos professores e tutores sobre a aplicação da ABP, sobre a predominância de estudos focados na satisfação discente. Conclui-se que uso da metodologia ABP possui potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, sendo uma metodologia promissora para educadores e pesquisadores no ensino de Bioquímica.