Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE GAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE GAMA
DATA : 05/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA TÁTIL: CONTRUINDO CONHECIMENTOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Geográfica. Alfabetização Cartográfica. Educação Inclusiva.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Uma formação docente que contemple o ensino da Cartografia voltado para as pessoas cegas ou com baixa visão, inclui o trabalho com a Cartografia Tátil, sendo esta uma metodologia de ensino inclusiva, fundamental no ensino de Geografia. Esse conhecimento pode possibilitar a inclusão de estudantes tanto na sala de aula como no ambiente escolar, bem como, favorecer uma mediação do conteúdo de forma mais prazerosa e ativa, propiciando aos discentes uma aprendizagem significativa. Dessa forma, objetiva-se com esse trabalho analisar a formação inicial de professores de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Arapiraca/AL, para a alfabetização cartográfica a partir da utilização da Cartografia Tátil e contribuir com a formação continuada através da oferta de oficinas formativas. Visa também identificar se há oferta de formação continuada que enfoque na alfabetização cartográfica de pessoas com deficiência visual pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEMED) de Arapiraca ou órgãos/setores vinculados para os professores e, em caso afirmativo, investigar como ocorrem essas formações. O percurso metodológico adotado para a realização desse trabalho, teve como base teórico-metodológico a pesquisa-ação. Assim, esta pesquisa envolve a reflexão e acompanhamento de todas as atividades, ações e decisões dos participantes que vão desde o planejamento para a coleta de dados à ação, que se deu por meio da aplicação de questionários e realização de oficinas formativas. Como resultados preliminares, após o diagnóstico inicial, obteve-se que os participantes da pesquisa possuem graduação em Geografia e áreas afins, assim como curso de especialização na área de ensino, no caso dos professores. Estes possuem experiência com a docência, no entanto, afirmaram que nunca tiveram formação voltada ao trabalho com a Cartografia Tátil, seja na graduação, ou nas formações continuada. Sobre o processo de alfabetização cartográfica e a inclusão de estudantes cegos ou com baixa visão, os participantes destacaram a importância da cartografia no cotidiano e no manuseio das tecnologias, porém, nunca trabalharam com esse ramo da cartografia voltado para a inclusão. Por vários motivos, entre eles em razão de não conhecerem e por se tratar de um conteúdo que não é abordado nas formações. Foram ofertadas oficinas formativas com o tema “Cartografia Tátil e o Ensino de Geografia”, sendo a primeira parte, teórica, considerando a ausência do arcabouço teórico relacionado a temática proposta, e a segunda parte foi destinada a produção de mapas táteis, principais produtos da Cartografia Tátil. Os Participantes afirmaram a importante contribuição das oficinas para sua formação e trabalho cotidiano para o alcance da aprendizagem de todos os estudantes e assim para a compreensão da necessidade da utilização de novas técnicas e habilidades para trabalhar a cartografia. Conclui-se, portanto, que embora o trabalho com a Cartografia Tátil seja tão importante para uma educação geográfica inclusiva, esta não é conhecida por todos os professores e profissionais do espaço escolar, sendo necessárias formações continuadas voltadas para a temática proposta, visando contribuir com o ensino de Geografia em uma perspectiva inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3311915 - JACQUELINE PRAXEDES DE ALMEIDA
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - JENAICE ISRAEL FERRO - UNEAL
Notícia cadastrada em: 14/05/2025 09:05
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 01/06/2025 17:54