O lugar dos espaços não-escolares nos livros didáticos de ciências do ensino médio aprovados pelo PNLD (2021)
Livro didático, espaços não-escolares, ensino, aprendizagem.
O livro didático é um recurso pedagógico com forte presença nas escolas brasileiras,
constituindo-se, muitas vezes, como o único instrumento do professor em sala de
aula (Silva, 2022). Para tanto, a análise de tais materiais configura-se em atividade
que pode reverberar positivamente em sua melhor escolha e uso no ensino. Os
espaços não-escolares, por sua vez, têm merecido atenção por sua flexibilidade e
permissividade de executar diversas atividades didático-pedagógicas
complementares ao ensino tradicional, intercalando teoria e prática, desenvolvendo
no aluno reflexão crítica perante a realidade concreta. Pode-se inferir que a
presença de atividades em espaços não-escolares presentes nos livros didáticos
pode auxiliar o aluno a desenvolver seu potencial reflexivo e criativo, despertando o
interesse na ciência. Assim, o objetivo da presente dissertação se concentra em
analisar as atividades propostas em espaços não-escolares de educação presentes
nos livros didáticos do ensino médio, na área de ciência da natureza e suas
tecnologias, aprovados no último PNLD (2021), que contribuam no processo de
ensino e aprendizagem dos discentes e na prática pedagógica do docente. A
pesquisa é de natureza qualitativa onde o referencial teórico de análise se dará por
meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para isso será realizado a análise de
7 coleções dos livros didáticos aprovados no PNLD (2021), por meio das três fases
de análise de conteúdo, no caso, a leitura inicial das atividades propostas presentes
nos livros que corresponde a fase de pré-análise, depois a exploração do material,
classificando em categorias de análise as propostas de atividades fora do ambiente
escolar para a realização da última fase de análise, qual seja, a interpretação dos
resultados obtidos. Os resultados mostraram uma gama variada de propostas de
atividades a serem desenvolvidas nos espaços não-escolares de educação em
diferentes conteúdos, mas, em uma pequena quantidade no geral, abrindo
precedente para uma maior inserção de propostas de atividades deste tipo nos livros
didáticos como opção didático-pedagógica para o docente trabalhar os conteúdos e
saberes das disciplinas didáticas.