Escrita de si e formação do eu-docente: A possibilidade formativa das narrativas autobiográficas na licenciatura de pedagogia
Formação Docente; Narrativas Reflexivas; Identidade Docente; Pesquisa Narrativa; Autoformação.
Este trabalho aborda o papel das narrativas reflexivas como dispositivos de (re)construção identitária e articulação de saberes na formação inicial de docentes. O estudo pressupõe que a identidade docente é um fenômeno polissêmico e dinâmico, moldado pela temporalidade, práxis e políticas educacionais. O objetivo geral foi analisar o processo de construção identitária a partir das narrativas de licenciandos em Pedagogia, identificando eixos temáticos emergentes e estratégias de ressignificação de suas trajetórias formativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter narrativo, foi desenvolvida no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com a participação de 14 discentes. A construção dos dados deu-se por meio de uma tríade investigativa: oficinas formativas, produção de narrativas reflexivas (textuais e multimodais) e aplicação de questionário reflexivo. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), complementada pela Gramática do Design Visual (GDV) para interpretação das produções multimodais. Os resultados revelam que a estrutura narrativa laboviana, especialmente a coda, é um instrumento possível para a (re)significação das experiências formativas, operando a transição crítica entre o vivido e o projetado. As codas e as categorias analisadas evidenciam o ato de narrar como constitutivo do eu-docente e demonstram a dialética da formação identitária. Conclui-se que a que as narrativas reflexivas configuram-se como práxis formativa,capaz de promover a autoformação e fomentar uma docência crítica, ética e sensível às complexidades educacionais contemporâneas. Além disso, contribui reforçando a valorização de saberes experienciais e a reflexão na ação nas licenciaturas.