FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL À LUZ DA COMPLEXIDADE: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação de professores; educação ambiental na educação infantil; complexidade.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma proposta de formação continuada em Educação Ambiental Infantil (EAI), ancorada na teoria da Complexidade e centrada nas crianças, para a prática docente na educação infantil. Para o alcance desse objetivo, realizamos, inicialmente, um movimento de elaboração de um conceito teórico-metodológico, fundamentado nos aportes teóricos da Complexidade em Edgar Morin e nos pressupostos teóricos da Pedagogia da Infância, com Maria Carmem Silveira Barbosa e outros; na Sociologia da Infância de William Corsaro; na Escuta Pedagógica com Simone Nogueira; e nas Pedagogias Ecológicas com Lea Tiriba e outros.Como segundo movimento, nos apoiamos em entrevistas com professores de educação infantil e na análise documental de seus planos de aula, buscando compreender suas concepções, práticas e processos formativos relacionados à educação ambiental na educação infantil, com vistas à construção de uma proposta formativa resultante da convergência desses dados com o conceito desenvolvido, na direção de um caminhar formativo-docente-ambiental-infantil, forjado nos entrelaçamentos entre adultos e crianças e nos contextos do mundo da vida. Para tanto, para apoiar as análises e as interpretações dos dados, utilizamos a análise textual discursiva (ATD), com Moraes e Galiazzi (2020), por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados apontam que articular a complexidade como princípio basilar de processos formativos docentes, especialmente na educação infantil, se traduz em uma forma de educar ambientalmente crianças, considerando a coerência entre essa abordagem e as tratativas de desenvolvimento infantil. Bem como, o conceito da EAI se revela dotado de possibilidades de auxiliar professores a educar crianças, com pertinência, a partir de saberes que rumam para a humanização que ansiamos.