Banca de QUALIFICAÇÃO: ORLANE FERNANDES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ORLANE FERNANDES SILVA
DATA : 03/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFAL - Campus Arapiraca
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL À LUZ DA COMPLEXIDADE: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; educação ambiental na educação infantil; complexidade.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma proposta de formação continuada em Educação Ambiental Infantil (EAI), ancorada na teoria da Complexidade e centrada nas crianças, para a prática docente na educação infantil. Para o alcance desse objetivo, realizamos, inicialmente, um movimento de elaboração de um conceito teórico-metodológico, fundamentado nos aportes teóricos da Complexidade em Edgar Morin e nos pressupostos teóricos da Pedagogia da Infância, com Maria Carmem Silveira Barbosa e outros; na Sociologia da Infância de William Corsaro; na Escuta Pedagógica com Simone Nogueira; e nas Pedagogias Ecológicas com Lea Tiriba e outros.Como segundo movimento, nos apoiamos em entrevistas com professores de educação infantil e na análise documental de seus planos de aula, buscando compreender suas concepções, práticas e processos formativos relacionados à educação ambiental na educação infantil, com vistas à construção de uma proposta formativa resultante da convergência desses dados com o conceito desenvolvido, na direção de um caminhar formativo-docente-ambiental-infantil, forjado nos entrelaçamentos entre adultos e crianças e nos contextos do mundo da vida. Para tanto, para apoiar as análises e as interpretações dos dados, utilizamos a análise textual discursiva (ATD), com Moraes e Galiazzi (2020), por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados apontam que articular a complexidade como princípio basilar de processos formativos docentes, especialmente na educação infantil, se traduz em uma forma de educar ambientalmente crianças, considerando a coerência entre essa abordagem e as tratativas de desenvolvimento infantil. Bem como, o conceito da EAI se revela dotado de possibilidades de auxiliar professores a educar crianças, com pertinência, a partir de saberes que rumam para a humanização que ansiamos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) ao Programa - ***.740.638-** - WANDERSON RODRIGUES MORAIS - UNIFEI - UNI
Externo(a) à Instituição - ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA - FUFGD
Notícia cadastrada em: 14/10/2025 07:49
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