Banca de DEFESA: ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA
DATA : 18/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AS ESPECIFICIDADES DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências;Ensino de Ciências por Investigação; Conhecimentos Biológicos; Sequências de Ensino Investigativo; Ensino Fundamental




PÁGINAS: 151
RESUMO:

O ensino de ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desempenha um papel importante na formação de cidadãos ativos e críticos, despertando o interesse e a curiosidade pelos fenômenos naturais e o ambiente que os cerca. Dentro do amplo espectro das ciências, os conhecimentos biológicos se destacam por sua capacidade de fomentar habilidades essenciais nos estudantes, tais como observação, questionamento e investigação, isso se dá devido às suas especificidades. Nesse sentido, compreendemos que o trabalho com conhecimentos biológicos desde os primeiros anos é fundamental para que os alunos desenvolvam conhecimentos científicos e habilidades de observação e questionamento sobre o mundo. Uma das possibilidades de incluir essas características é adotar a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI) durante as aulas, colocando o aluno como parte principal do processo de ensino. Diante disso, torna-se essencial compreender as particularidades dos conhecimentos biológicos presentes nessas sequências. Dessa forma, o problema central desta pesquisa é: quais as especificidades das SEI para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental quando estas exploram conhecimentos biológicos? A partir disso, temos como objetivo analisar as características das SEI para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental que exploram conhecimentos biológicos e suas especificidades. Para isso, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, dividida em duas etapas.  Na primeira, realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde foram identificadas oito SEI, a partir de uma revisão sistemática de literatura. Paralelamente, conduzimos um curso de formação continuada de professores, no qual os participantes produziram duas SEI com foco em conhecimentos biológicos. Essas sequências também foram incluídas na análise. Durante os encontros do curso os dados foram coletados por meio de diários de bordo, questionários e registros audiovisuais e, posteriormente, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin. Nossa análise também foi dividida em dois momentos. Primeiramente, identificamos como as atividades investigativas são inseridas nas SEI. As atividades foram agrupadas em quatro categorias: Interação e Construção Coletiva do Conhecimento, Experiência Prática e Observação, Representação e Organização do Conhecimento, e Reflexão e Avaliação. Identificamos que as SEI incentivam a colaboração entre os alunos, o uso de práticas experimentais, registro de informações, leitura, manipulação de materiais, a sistematização de conhecimentos adquiridos e a reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. Na segunda parte da análise, foi realizada uma investigação detalhada das especificidades dos conhecimentos biológicos presentes nas SEI. As sequências foram analisadas de acordo com as características próprias da biologia considerando os estudos de Mayr (1998). Essa análise permitiu identificar como essas especificidades influenciam a forma como os conteúdos biológicos são trabalhados, ressaltando a importância de adaptar as práticas pedagógicas para refletir a dinâmica e a particularidade dos processos biológicos. Consideramos que as SEI possuem um grande potencial para promover a alfabetização científica nos alunos. No entanto, o estudo também identificou lacunas, como a escassez de sequências que discutam os conhecimentos biológicos, bem como a necessidade de formações para professores. Futuras pesquisas podem explorar formas de ampliar a produção de SEI em biologia e avaliar as contribuições dessas sequências no desenvolvimento das competências científicas dos alunos ao longo do tempo. Este trabalho busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de ciências, oferecendo subsídios para a formação de professores e para a organização de sequências que possam contribuir para a ampliação dos estudos e da compreensão das especificidades dos conhecimentos biológicos desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - LUCIANA SEDANO DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 16/11/2024 18:05
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