Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE BARBOSA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE BARBOSA BEZERRA
DATA : 10/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
COM ESTUDANTES QUILOMBOLAS: COM A PALAVRA, AS/OS PROFESSORAS/ES



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas Antirracistas, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Escolar Quilombola.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Vivemos num país racista, cuja construção política e socioeconômica está sustentada no empreendimento colonial europeu. Há mais de 500 anos e ainda hoje, este projeto de dominação e exploração estrutura as relações sociais construídas em ambientes diversos, sendo a escola um dos importantes espaços de formação de sujeitos e que, em alguma medida, reproduz o legado deste programa colonial. Contudo, há um horizonte de reinvenção que, igualmente, se mostra na escola. O presente estudo lança-se ao desafio de investigar as práticas pedagógicas de professoras/es que atuam no Ensino de Ciências que materializam atitudes antirracistas no contexto de uma escola que recebe estudantes quilombolas. Problematizamos nossa curiosidade científica no contexto deste estudo da seguinte maneira: de que maneira, professoras/es que atuam no Ensino de Ciências com estudantes quilombolas materializam práticas pedagógicas antirracistas? Vamos argumentar ao longo da tese que o racismo, de acordo com a direção teórica que assumimos, consiste num projeto colonial que levou ao apagamento das experiências subjetivas de pessoas negras, retirando-as da categoria humanidade. Logo, aquilo que consideramos como práticas pedagógicas antirracistas devem levar em conta a conciliação entre os conteúdos científicos/escolares aos saberes construídos no contexto das experiências subjetivas das/dos estudantes, particularmente no contexto das comunidades quilombolas de onde elas/eles advêm. Defendemos a tese de que as/os professoras/es de Ciências planejam práticas pedagógicas que interligam os conhecimentos científicos aos saberes do cotidiano carregados pelas/os estudantes e que essas práticas, no contexto desta investigação, são práticas pedagógicas antirracistas. O cotidiano ao qual nos referimos, se constrói em comunidades quilombolas situadas no entorno da escola. Nesta tese, pegamos emprestado o conceito de quilombos/aquilombamento como representação simbólica da identidade negra para refletir sobre um ensino de Ciências antirracista. Objetivamos, em caráter mais amplo, investigar práticas pedagógicas das/dos professoras/es que atuam no Ensino de Ciências com estudantes quilombolas, no sentido de compreender os modos pelos quais essas práticas se materializam como  práticas antirracistas. Visamos de forma específica, avaliar percepções de professoras/es quanto às práticas docentes no Ensino de Ciências com estudantes quilombolas que denotem uma prática pedagógica antirracista. Da mesma forma, ambicionamos compreender as relações entre ensino antirrascista, ensino de ciências e as práticas docentes construídas com/para estudantes quilombolas. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, de natureza aplicada e de caráter exploratório, fundamentado nas premissas de um estudo de caso situado na escola. Para tanto, serão realizadas as entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam no Ensino de Ciências e a observação de práticas pedagógicas executadas no âmbito de projetos didático-pedagógicos promovidos pela escola que contemplam todo o conjunto de estudantes que compõem a comunidade escolar. Na etapa de análise de dados, faremos a opção pela Análise Textual Discursiva. Até o momento do agendamento da qualificação, a etapa de coleta de dados não foi realizada, respeitando o prazo de avaliação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEPSH/UFAL). Intencionamos contribuir com as reflexões sobre o Ensino de Ciências, o ensino antirracista e a educação com pessoas quilombolas no intuito de fortalecer o lugar da educação na conscientização para a justiça social e respeito à diversidade. Identificamos também, possíveis contribuições para o processo de formação continuada das/dos docentes, tendo em vista o constante movimento de reflexão que deve permear o processo formativo docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS - UFRPE
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Presidente - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Interno(a) - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externo(a) à Instituição - RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI - IFAL
Notícia cadastrada em: 18/11/2024 12:16
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 26/12/2024 21:52