CORPO, CULTURA E ENSINO: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE GÊNERO E RACISMO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E EM PORTUGAL.
Ensino; Gênero; Racismo; Cultura.
Na universidade a construção do conhecimento é perpassada por uma ação educativa que está inserida no âmbito de uma sociedade marcada por questões econômicas, sociais e politicas que moldam sua cultura e atuam sobre diversos corpos. Assim na contemporaneidade temos vivenciado no contexto acadêmico debates no âmbito reacionário e progressista sobre diversos temas, entre eles, destacam-se acaloradas discursões sobre gênero e racismo. Neste sentido, pensando em como se articulam essas narrativas o presente trabalho tem como objetivo analisar as nuances e aproximações presentes nos discursos sobre racismo e discriminação de gênero de estudantes de pós-graduação no Brasil e em Portugal. Para tanto a metodologia adotada tem como características o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa a partir da Antropologia da Educação recorrendo à utilização da etnografia. Sendo partes do processo: revisão bibliográfica, trabalho etnográfico documental e de campo que tem como técnicas de pesquisa social a observação-participante, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. Minha intenção é tencionar e apresentar contribuições para a produção de conhecimentos científicos que considerem as diferenças e o fato de vivermos num mundo plural, pensando, desta forma, sobre o papel do ensino e sua relação com questões contemporâneas que adentram a universidade e exigem novas (re) configurações em suas práticas de ensino.