Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO
DATA : 19/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE E ENSINO HÍBRIDO: análise das TDIC e RED no processo de aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

Eletricidade; Ensino híbrido; TDIC e RED; Engenharia Didática. Técnico em Eletrotécnica


PÁGINAS: 270
RESUMO:

Esta tese aborda os conteúdos relacionados à Eletricidade, utilizando a abordagem do ensino híbrido e aplicando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os Recursos Educacionais Digitais (RED) no processo de aprendizagem do Componente Curricular Laboratório de Eletricidade (CCLE). O estudo reverbera na formação dos estudantes do primeiro ano do Curso de Eletrotécnica de uma Instituição Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. A problemática deste estudo emerge do questionamento: como o ensino híbrido, mediados pelas TDIC e pelos RED, contribui para a melhoria da aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos do CCLE? Teve por objetivo investigar a aplicação das TDIC e dos RED no processo de aprendizagem dos conteúdos do CCLE, utilizando a abordagem do ensino híbrido, no contexto da engenharia didática (ED) como metodologia e técnica de pesquisa. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa Partir-se-á de uma abordagem exploratória, utilizando-se de análises e técnicas da ED, com ênfase no seu caráter experimental, tanto no ambiente de sala de aula quanto fora dele. Este processo abrange a concepção, a execução, a observação e a análise de sessões de ensino, as quais se fundamentam em práticas didáticas e na aplicação de duas sequências didáticas (SD). A pesquisa envolveu duas turmas do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, sendo a turma A, composta por 37 estudantes, e a turma B, com 43, totalizando 80 estudantes. Esses estudantes  utilizaram as TDIC e os RED como artefatos de interação, organização e integração dos conteúdos do CCLE no processo de aprendizagem em um contexto de ensino híbrido. A coleta de dados incluiu a observação e as e-atividades laboratoriais, com o uso das TDIC e dos RED. Foi utilizado um formulário online, além de pré e pós-testes, aplicados antes e após a execução de duas SD, juntamente com questionários de múltipla escolha. Ademais, o gerenciamento das produções das e-atividades foi realizado por meio de plataformas como Classroom, Jamboard, Padlet, Mentimeter, Kahoot!, Physics Education Technology (PhET) e Tinkercad. O pesquisador (PP) complementou a análise com registros visuais e anotações detalhadas no diário de bordo, enriquecendo a observação do processo em estudo. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do software Excel for Windows® e do teste t-Student. Para validar as hipóteses, utilizou-se o desvio padrão e o teste t-Student, considerado o mais adequado para amostras pequenas. A análise qualitativa das informações obtidas foi realizada com base na ED e organizada em quatro fases: análises preliminares, a priori, experimentação e a posteriori. Os resultados obtidos evidenciaram uma integração e participação ativa das turmas nas ações, formulações, validação e institucionalização dos conteúdos, além de um maior entendimento dos tópicos abordados. Os estudantes demonstraram aprovação expressiva em relação ao uso das TDIC e dos RED no processo de aprendizagem. No entanto, constatou-se que as TDIC e os RED podem ser utilizados como recursos pedagógicos complementares no Curso de Eletrotécnica, uma vez que os estudantes expressaram apreço por esses artefatos tecnológicos no contexto de ensino híbrido. Considerados instrumentos mediadores, as TDIC e os RED proporcionaram novas formas de explorar os conteúdos, estimulando a colaboração e o engajamento nas e-atividades propostas. Os resultados desta análise fornecem indícios de que os objetivos de aprendizagem foram alcançados, refletindo o impacto positivo das TDIC e dos RED na formação dos estudantes. Esse cenário reforça a importância de uma abordagem pedagógica promissora, capaz de integrar artefatos tecnológicos ao ensino híbrido, criando um ambiente colaborativo e engajador que auxilie a compreensão dos conteúdos do CCLE no contexto de ensino híbrido. A aceitação demonstrada pelos estudantes de Eletrotécnica aponta, portanto, para a viabilidade da continuidade e ampliação do uso das TDIC e dos RED no processo educativo, consolidando-os como elementos fundamentais para a construção de um aprendizado significativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA - UFALExterno(a) à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO - UEPB
Externo(a) à Instituição - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Notícia cadastrada em: 14/02/2025 11:05
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