ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: arquitetura pedagógica, investigação e atos conectivos
Ecossistema de aprendizagem. Ensino de Ciências. Arquiteturas Pedagógicas. Investigação. Atos conectivos
Esta tese analisa as implicações do Ecossistema de Aprendizagem On-line (EAO) para a prática pedagógica de professores no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir dos pilares Arquitetura Pedagógica (AP), investigação e atos conectivos. A AP é compreendida como interfaces que entrelaçam recursos e perspectivas metodológicas, integrando-os em espaços-relações colaborativos. A investigação, por sua vez, desdobra-se na relação indissociável entre situação-problema e o ponto de partida, em uma relação de perspectiva teórico-científica. Por fim, os conectivos, referem-se às simultaneidades e entrelaçamentos que emergem da participação colaborativa, manifestando-se em coexistências reticulares e transorgânicas. As análises são embasadas nas categorias emergentes no pensamento de Borges et al. (2017), Brown (2021), Carvalho, Nevado e Menezes (2005), Garrison et al. (2000), Richardson (2002) e Schlemmer (2023). Discorreu-se sobre a compreensão das relações axiológicas e pragmáticas de ecologias e ecossistemas de aprendizagem e descreve as implicações do EAO nas vivências e experiências prévias dos professores participantes da pesquisa. Postula-se que os imbricamentos epistemológicos analisados potencializam práticas pedagógicas associadas a espaços-relações colaborativos descentralizados e a atividades problematizadoras convergentes às demandas sociotécnicas vigentes. Contudo, a tese destaca que tais possibilidades são limitadas e enfrentam barreiras significativas, devido à predominância de uma cultura escolar fundamentada em um modelo liberal tradicional de educação, ancorada em currículos e abordagens utilitaristas de ensino. A pesquisa social aplicada, de natureza qualitativa e abordagem exploratória, foi conduzida por meio de uma pesquisa-formação, envolvendo professores do ensino de Ciências em duas etapas. A primeira, priorizou-se a formação e a constituição do EAO, dialogando com os pressupostos teórico-metodológicos necessários à consolidação dos pilares. Na segunda etapa, analisaram-se as implicações do EAO na prática pedagógica dos participantes. A trajetória das categorias temáticas, das unidades de registro e de contexto, assim como as representações por meio do gráfico de Sankey, foi realizada com base na análise de conteúdo. Com base nos pilares do EAO e sustentados pelo arcabouço teórico, identificou-se que relações precarizadas, resistências culturais e a falta de envolvimento efetivo dos atores do processo educativo como projeto coletivo enfraquecem abordagens metodológicas progressistas. Além disso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são limitadas ao uso instrumental no contexto de ensino. Por outro lado, verificou-se que, em contextos nos quais os espaços-relações são colaborativos e descentralizados, e a dinâmica de aula é invertida, partindo do concreto para o abstrato, o ensino tende a promover experiências de aprendizagem mais significativas.