Banca de QUALIFICAÇÃO: AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO
DATA : 02/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meey
TÍTULO:

A METODOLOGIA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO CONTINUADA de PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: um estado da arte sobre seus pressupostos teóricos e sua implementação no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Lesson Study. Formação Continuada. Professores que Ensinam Matemática. Estado da Arte.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A presente pesquisa realiza um Estado da Arte (EA) das produções acadêmicas que versam sobre LS na formação continuada de professoes que ensinam Matemática no Brasil, identificando como a mesma se expressa no contexto educacional brasileiro e quais as aproximações frente aos pressupostos internacionais. Para isto, definiu-se a pesquisa na modalidade de revisão bibliográfica de natureza descritiva e do tipo Estado da Arte mediante os pressupostos de Fiorentini (1994), Fiorentini et al. (2016), Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006). Assim, a mesma buscou responder a seguinte questão de pesquisa: como os pressupostos da metodologia LS têm se desenvolvido e implementado no Brasil e seus impactos na formação continuada de Professores que Ensinam Matemática? Para tanto, discutiu-se a LS no Brasil e no cenário internacional, com o intuito de identificarmos os aspectos e dimensões que regem esta metodologia originalmente e as adaptações necessárias ao contexto educacional brasileiro, bem como, nos inclinamos sobre a formação de Professores que Ensinam Matemática no Brasil para compreendermos os limites e possibilidades que se atrelam à realidade local. A fundamentação teórica baseou-se na LS como uma metodologia formativa de professores de caráter crítico e reflexivo, com potencial para o desenvolvimento profissional de professores, em especial, que ensinam Matemática, realizando um olhar para a formação destes profissionais no país. O corpus da pesquisa se constitui a partir de teses, dissertações e artigos produzidas no contexto acadêmico educacional brasileiro de Matemática e, foram coletados nas bases Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na The Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), além de periódicos da área da Educação Matemática consolidados nos cenários nacional e internacional. Delimitou-se o marco temporal deste levantamento para o período de 2014-2024, em virtude da pouca expressividade de trabalhos nos anos anteriores. A sistematização dos dados ocorreu por meio da tabulação dos dados em planilhas, gráficos, quadros, imagens e mapas mentais. Para a Análise dos Dados, nos referenciamos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Como primeira análise, nos debruçamos no levantamento dos tipos de produção, autores, ano, instituição de ensino superior, programa de pós-graduação, estado, região, orientador, coorientador, links de acesso e principais referência da produção acadêmica, entre outros. E, posteriormente, buscaremos apresentar os dados referentes a natureza das pesquisas, abordagens metodológicas, tipos de pesquisa, principais instrumentos utilizados, principais resultados e conclusões encontrados.
Palavras-chave: Lesson Study. Formação Continuada. Professores que Ensinam Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA - UNEAL
Externo(a) à Instituição - PATRÍCIA SANDALO PEREIRA - UFMS
Notícia cadastrada em: 28/05/2025 12:58
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