A AVENTURA DO ENSINO DE INVERTEBRADOS MARINHOS
COM UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
Revisão Sistemática de Literatura; Aprendizagem Significativa;
Ensino de Ciências; Zoologia; Sequência Didática.
Esta tese de doutorado teve como objetivo central investigar a
aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
(UEPS) no ensino de Ciências, com foco especifico em
Zoologia dos invertebrados marinhos. Fundamentada na Teoria
da Aprendizagem Significativa, proposta por Ausubel e
aprofundada pelos estudos de Moreira, a pesquisa partiu da
constatação de que metodologias tradicionais, aquelas
centradas na memorização e na fragmentação do
conhecimento, são insuficientes para a promoção de
aprendizagens duradouras, contextualizadas e significativas. A
investigação foi estruturada em três etapas, complementares
entre si. A primeira constituiu em uma revisão sistemática da
literatura sobre a aplicação das UEPS no ensino de Ciências,
com ênfase em teses, dissertações e artigos publicados em
bases de dados nacionais. A análise permitiu a identificação de
que, embora as UEPS sejam amplamente utilizadas em
temáticas como ecologia, sustentabilidade e corpo humano,
ainda há uma lacuna significativa na aplicação ao ensino de
Zoologia, especialmente no que se refere aos invertebrados
marinhos. A segunda etapa envolveu a validação da proposta
por especialistas, utilizando instrumentos mistos de avaliação,
como questionário com escala Likert e questão discursiva.
Participaram nessa segunda etapa cinco avaliadores, com
formação nas áreas de Ciências Biológicas e de Pedagogia. A
UEPS alcançou mais de 90% de aprovação nos critérios de
clareza, organização, aplicabilidade e potencial de engajamento
discente. As contribuições qualitativas oferecidas pelos
especialistas foram incorporadas, na terceira etapa, que
resultou em ajustes terminológicos e no aprimoramento dos
materiais complementares da UEPS. Os resultados mostraram
que a UEPS construída possuiu potencial para o estímulo de
um ensino mais contextualizado e eficiente, com grande
potencial para a mobilização do interesse dos alunos por
conteúdos tradicionalmente considerados difíceis ou
desinteressantes. A tese contribuiu para o avanço do
conhecimento na área de ensino de Ciências, propondo uma
intervenção pedagógica considerada inovadora, replicável e
baseada em evidências. Entre as contribuições dessa pesquisa
destacaram-se: a revisão da literatura de ensino, sendo
observada uma lacuna metodológica no ensino de Zoologia; a
proposição de uma UEPS, com formato de sequencia didática
com possível aplicabilidade; e a validação dessa UEPS como
eixo estruturante de prática pedagógica transformadora,
utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa. As limitações
da pesquisa foram reconhecidas, como a necessidade de
aplicação da UEPS em diferentes realidades escolares, mas os
dados obtidos ofereceram base sólida para futuras
investigações e também para a formação docente. Concluiu-se
que a UEPS invertebrados marinhos mostrou-se uma
ferramenta pedagógica relevante, contribuindo para o
fortalecimento da prática docente e para a inovação no ensino
de Ciências.