LETRAMENTO CIENTÍFICO-DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE:
PRESENÇA E INFLUÊNCIA NO CONTEXTO DE LICENCIATURAS
EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE ALAGOAS
Ciências Biológicas; cultura digital; currículo; formação de
professore; letramento científico.
Apesar da tecnologia sempre ter estado presente na educação
e na ciência, hoje se vive uma era tecnológica diferente, a era
da cultura digital. Ser professor nesse tempo tem se mostrado
bem mais complexo do que se podia imaginar. Pensar a
formação de professores de Ciências e Biologia para atuar em
um contexto social que carece do letramento científico-digital é
uma iniciativa relativamente recente, e que, portanto, necessita
de mais estudos e investigações. Esta pesquisa busca analisar
como o letramento científico-digital se apresenta e influencia a
formação docente nos cursos de Licenciatura em Ciências
Biológicas ofertados por instituições públicas do estado de
Alagoas. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, de
caráter exploratório e interpretativo, a investigação é
desenvolvida em quatro etapas: uma revisão sistemática de
literatura, análise documental dos Projetos Pedagógicos de
Curso (PPC), estudo de caso da trajetória curricular do curso da
UFAL (Campus A. C. Simões) e entrevistas com discentes
concluintes. Os resultados revelam que, embora os PPC
apresentem avanços conceituais ao incorporar o letramento
científico-digital como diretriz formativa, sua efetivação no
currículo vivido ainda ocorre de forma pontual e fragmentada.
As análises indicam também que a formação docente é
marcada por lacunas na integração entre saberes científicos,
tecnológicos e pedagógicos, bem como pela ausência de 
transversalidade e sistematização de práticas voltadas à cultura
digital e ao uso crítico das tecnologias. As vozes discentes
destacam a relevância do tema e apontam para a necessidade
de um currículo mais coerente, integrado e sensível aos
desafios da docência contemporânea. A pesquisa conclui pela
urgência de reestruturação curricular que promova o letramento
científico-digital como eixo articulador da formação inicial de
professores, contribuindo para práticas pedagógicas mais
críticas, inovadoras e socialmente comprometidas.