LEIS DE KEPLER: ANALISANDO AS ÓRBITAS DOS PLANETAS UTILIZANDO O GEOGEBRA
Leis de Kepler, GeoGebra, Astronomia
Este trabalho aborda uma breve análise da resolução de problemas sobre as leis de Kepler com o auxílio do GeoGebra. A ideia de utilizar ferramentas tecnológicas como auxílio no processo em questão, particularmente no que fere as aulas de física, como por exemplo o software GeoGebra, que é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows. A referida aplicação seria utilizada especificamente neste trabalho para o ensino das Leis de Kepler, permitindo aos alunos reproduzir animações no software, encaminhadas pelo professor, em computadores, tablets ou até mesmo seus aparelhos celulares, garantindo um protagonismo e participação ativa do estudante em seu ambiente de aprendizagem. Dessa forma, objetivando identificar sua influência na resolução de exercícios e problemas sobre as Leis de Kepler. Com o uso do GeoGebra, podemos trabalhar o estudo da elipse na 1º Lei; conceitos das ciências da natureza, como o movimento dos planetas em torno do sol, ao abordarmos a astronomia; e conceitos subsequentes a este acontecimento, os tendo associados com a física, como é o caso da relação do tempo que o planeta leva para completar uma volta e a distância que se encontra do sol, muito bem representado pela 3º Lei. Para além disso, o uso deste referido software, promove o exercício da inclusão digital em sala de aula e proporciona um efeito motivador para o ensino e aprendizagem dos conteúdos como a aprendizagem e a resolução de questões, A utilização de simulações computacionais é uma estratégia ativa para abordagem de diversos conteúdos em física e não seria diferente na astronomia, tendo em vista as possibilidades que computadores, tablets e smartphones podem oferecer ao ensino de ciências. Neste trabalho foram apresentadas animações construídas no GeoGebra para o ensino das leis de Kepler. Elas foram elaboradas para que os alunos da educação básica pudessem visualizar e compreender a relação entre os problemas trazidos pelos livros didáticos e a simulação da realidade que muitas vezes não são apresentadas nas aulas sobre as leis de Kepler, o que proporciona um ensino mais lúdico e interativo.