UMA MANEIRA DE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS OLÍMPICOS DE GEOMETRIA
Desempenho; Geometria; Olimpíadas de Matemática.
A resolução de problemas olímpicos é mais que a mera aplicação de fórmulas e teoremas, configurando-se como um poderoso instrumento para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de abstração no ensino e aprendizagem da matemática. Nesse contexto, os problemas olímpicos de geometria são uma excelente ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades matemáticas, pois diferentemente dos problemas tradicionais encontrados no currículo escolar, os desafios apresentados em olimpíadas de matemática exigem que os estudantes conectem a teoria geométrica com situações do mundo real. {\textbf{Nesse sentido, este trabalho tem como meta melhorar o desempenho dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Taquarana em resolver questões de geometria de olimpíadas de matemática.}} Para isso, foi feito uma pesquisa com alunos dos anos finais do ensino fundamental visando entender o nível de dificuldade dos alunos e coletar sugestões para traçar um plano de ação. Com isso, A metodologia da dissertação foi composta por pesquisa ação com a aplicação de um minicurso voltado para a resolução de problemas olímpicos de geometria. Os resultados desta pesquisa nos mostraram que os alunos que participaram do minicurso adquiriram mais conhecimento e confiança para resolver questões de geometria, melhorando seu desempenho na resolução de problemas olímpicos de geometria.