EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÃO ARITMÉTICA DE SEGUNDA ORDEM
Sequências, preogressão aritmética, função.
O estudo das sequências numéricas enfrenta desafios que impactam diretamente no desenvolvimento do raciocínio lógico atrelado à visualização de padrões. Os alunos são chamados a pensar e investigar formas de resolver problemas, deduzir fórmulas, generalizar e analisar propriedades. Neste trabalho, aborda-se as relações entre as funções e as progressões aritméticas motivada pela competência específica 5 de Matemática e suas tecnologias e habilidade EM13MAT507 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando continuidade aos estudos da relação entre a função afim e progressão aritmética, estudaremos as relações entre a progressão aritmética de segunda ordem e a função quadrática. A dissertação tenta motivar o uso da progressão aritmética de segunda ordem no Ensino Médio em situações que envolvem a função quadrática por meio de observações de padrões e generalização de propriedades, trazendo uma outra alternativa para solucionar problemas desse conteúdo. Além disso, com esse trabalho, quer-se alcançar inspiração para que professores adotem essa metodologia na sala de aula.