Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELOISE SILVA DOS SANTOS

DISCENTE : MARIA HELOISE SILVA DOS SANTOS
DATA : 18/09/2024
LOCAL: Sala da Pós-graduação do IEFE/UFAL

O tempo na natureza como alternativa ao tempo de tela: possibilidades didático-pedagógicas na Educação Física escolar

Tempo de tela; Educação física escolar; Educação midiática.

O presente estudo busca compreender como a Educação Física escolar pode contribuir para a tematização do tempo de tela na formação de crianças e adolescentes de uma escola da rede pública estadual de Maceió/AL. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa serão estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, da Escola Estadual Dr. José Maria de Melo, localizada em Maceió/AL. Para o tratamento do tempo de tela nas aulas de Educação Física, será aplicada uma proposta didático-pedagógica tendo como suporte teórico e intervencional as práticas corporais de aventuras na natureza e a educação midiática. A técnica investigativa a ser empregada para a coleta de dados será a observação participante, por meio do diário de campo, registros de fotografias, gravações de áudios e vídeos, e demais produções construídas tanto pela professora pesquisadora quanto pelos estudantes. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo, como procedimento metodológico utilizaremos a categorização, organizando e classificando os dados de acordo com as características comuns em seus elementos, agrupando-os em categorias levantadas a posteriori para em seguida interpretá-los com o auxílio da fundamentação teórica.

Externo(a) à Instituição - CRISTIANO MEZZAROBA - UFS
Interno(a) - 3387217 - MIRAIRA NOAL MANFROI
Presidente - 1040637 - SILVAN MENEZES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 30/08/2024 22:59