Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO JORGE DE SOUZA MAIA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUMBERTO JORGE DE SOUZA MAIA FILHO
DATA : 04/10/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Sala 1 do IEFE/UFAL
TÍTULO:

As construções sociais da Educação Física produzidas pelos alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal da Paraíba


PALAVRAS-CHAVES:

Representações sociais; Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Escola.


PÁGINAS: 32
RESUMO:

As construções sociais ou construtos sociais são resultantes da cultura que cada sociedade produz. Através da sua utilização, podemos dar sentido aos fenômenos que construímos com base em nossas convicções. A construção social é defendida nas ciências sociais e nas humanidades, emparticular no que concerne certas categorias de coisas e de pessoas, eventos ou propriedades (Branquinho; Santos, 2015). Neste aspecto, a presente pesquisa apresenta como tema as construções sociais da comunidade escolar acerca do componente curricular Educação Física abordando como objeto de intervenção as aulas no ensino médio integrado do Instituto Federal da Paraíba - campus Patos. Diante do exposto, o estudo será desenvolvido a partir da seguinte pergunta de partida: - quais as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de Educação Física no ensino médio integrado no Instituto Federal da Paraíba? A abordagem da pesquisa será qualitativa do tipo descritiva e exploratória. De acordo com Gil (2021) uma pesquisa descritiva tem como finalidade descrever as características de determinada população ou fenômeno, buscando levantar as opiniões, atitudes e crenças do grupo estudado, enquanto a pesquisa exploratória busca maior familiaridade como problema, considerando os mais diversos aspectos relativos ao fato ou fenômeno estudado (Gil, 2021). Os instrumentos de pesquisa serão aobservação direta, seguida de uma entrevista semiestruturada. Na observação direta será produzido pelo pesquisador um portfólio ilustrado com fotos sobre as aulas de Educação Física realizadas em diversos ambientes do Campus. Desta maneira, este portfólio será compartilhado com os alunos, professores, coordenadores e funcionários onde  osagentes  terão acesso a fotos de aulas de Educação Física com temáticas diversas, desde práticas esportivas, as aulas que enfatizam o conhecimento do corpo humano. A partir deste portfólio com fotos, o pesquisador fará um registro com base nas impressões relatadas pela comunidade do Ensino Médio Integrado do IFPB Patos, sobre as aulas de Educação Física como o tipo de abordagem que possui mais relação com a Educação Física Escolar ou aquela que se distancia dos propósitos da disciplina, de acordo com o entendimento de cada agente da comunidade. No que diz respeito à  entrevista semiestruturada, este instrumento consiste na  elaboraração de um roteiro de perguntas pré-definidas aos participantes, abrindo espaço para novos questionamentos durante  o diálogo. Este tipo de entrevista tem  como objetivo permitir uma maior flexibilidade e espontaneidade na interação entre entrevistador e participante. As perguntas são elaboradas previamente, podendo o pesquisador estimular a resposta do participante (Silva, 2014). Sendo assim, acredita-se que esta pesquisa será relevante porque dada a participação da comunidade escolar do Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, pode-se estabelecer um olhar mais amplo e multidirecionalsobre a Educação Físicaenquanto componente curricular no Ensino Médio Integrado, compreendendo os desafios e as necessidades da disciplina nesta etapa de ensino. Espera-se a partir dos relatos dos autores participantes da pesquisa, a implementação de novos estudos direcionados ao papel da Educação Física nos Institutos Federais, bem como a ampliação do diálogo e das reflexões sobre a participação desta disciplina no contexto do ensino médio integrado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2121270 - LEONEA VITORIA SANTIAGO
Interno(a) - 3387217 - MIRAIRA NOAL MANFROI
Externo(a) à Instituição - NARA ELISA GONÇALVES MARTINS DE OLIVEIRA - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/09/2024 21:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/10/2024 05:32