MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E SUAS INTERSECÇÕES: O GÊNERO COMO FATOR DA NÃO PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Marcadores sociais da diferença; Educação Física; Condição juvenil.
Ao ministrar aulas práticas, principalmente aulas de esportes coletivos/esportes de invasão, que são os mais tradicionais, é possível perceber o afastamento de alguns/as estudantes durante as atividades. Esse afastamento ocorre na maioria das vezes de forma voluntária (meninas e meninos que dizem não querer participar) e ficam alheios/as às atividades, assistindo a prática ou simplesmente ocupando-se de outras coisas. Alguns estudos apontam que o desinteresse e baixa participação ocorre principalmente a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e se intensifica no Ensino Médio (Folle, 2013; Betti, et al, 2020; Silva e Silva, 2021; Darido, 2004). Essas pesquisas indicam que a relação entre os/as estudantes do Ensino Médio e a Educação Física pode estar influenciada por vários fatores, um desses pode ser a questão de gênero. Nesse sentido, a partir de uma abordagem qualitativa utilizando questionários e entrevistas a partir do método da história de vida, nos interessa compreender como a condição juvenil, na perspectiva dos marcadores sociais da diferença com ênfase em gênero e suas inúmeras intersecções, afeta o processo de participação nas aulas de Educação Física de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Paulo Afonso-Bahia? Espera-se que esse estudo contribua para a sensibilização de Professores/as de Educação Física e promova enriquecimento no planejamento pedagógico e sistematização das aulas, de forma inclusiva. Espera-se que os planejamentos possam adotar uma metodologia de ensino bem direcionada ao público estudado, promovendo maior participação nas aulas.