Marcadores sociais da diferença e suas intersecções: (não) participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em São Miguel dos Campos/AL
Diversidade humana; desigualdade social; Educação Física; marcadores sociais de diferença; Evasão.
O presente estudo pretende compreender como a condição juvenil dos estudantes do Ensino Médio, a partir da perspectiva dos marcadores sociais da diferença e suas intersecções, afetam o processo de (não) participação nas aulas de Educação Física escolar, contribuindo para a ocorrência do fenômeno de evasão. A importância deste estudo é dar voz ao estudante para entender os diversos fatores que contribuem para o afastamento nas aulas de Educação Física e suas possíveis relações com as desigualdades sociais, as classes sociais, o gênero, a condição juvenil e a diversidade humana, de modo a conhecer as suas histórias, necessidades e vivências. Fatores estes que podem contribuir para melhoria da interação e participação no cotidiano das aulas. Nesse estudo utilizaremos a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A pesquisa será desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Alagoas, situada na cidade de São Miguel dos Campos, com estudantes do Ensino Médio. Para a coleta de dados serão utilizados questionários e entrevistas de história de vida. Os dados serão interpretados através da análise de conteúdo à luz dos pressupostos de Bardin. Os resultados que se desejam alcançar são os seguintes: Apontar os diferentes marcadores sociais da diferença que influenciam a (não) participação dos estudantes nas aulas de Educação Física e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Espera-se que esse estudo contribua para a sensibilização de professores/as de Educação Física e promova enriquecimento no planejamento pedagógico e sistematização das aulas, de forma inclusiva. Espera-se que os planejamentos possam adotar uma metodologia de ensino bem direcionada ao público estudado, promovendo maior participação nas aulas.