O PROJETO DE VIDA COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: um olhar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
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O Esporte enquanto conteúdo das auals de Educação Física Escolar pode contribuir com o desenvolvimento integral, possibilitando o desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos. Neste sentido, o ensino do Esporte a partir da tematização dos Jogos Olímpicos no contexto escolar pode proporcionar diversos benefícios aos alunos, sendo desenvolvidas atitudes, conceitos, vivências e valores, contribuindo com o senso crítico destes e, com suas formações enquanto sujeitos sociais. Diante disso, o ensino do Esporte nas aulas de Educação Física Escolar do Ensino Médio mediante uma proposta pedagógica inovadora pretende ser de grande relevância para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os alunos. Para tanto, a utilização de Metodologias Ativas, a exemplo da aprendizagem personalizada a partir do Projeto de Vida, representam estratégias de ensino do conteúdo Esporte nas aulas de Educação Física Escolar, que visam tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos, vislumbrando, dentre outras coisas, a preparação destes para o pleno exercício da cidadania e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, a pesquisa terá como objetivos identificar as profissões associadas às modalidades esportivas disputadas no período dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, eleitas pelos alunos para entrar no rol do estudo; associar a diversidade de saberes encontrados nas profissões, aos projetos de vida dos alunos do Ensino Médio; além de orientar e apresentar os projetos de vida elaborados pelos alunos do Ensino Médio, a partir da associação das profissões às modalidades. A pesquisa será pautada na abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, a qual conforme Minayo (2014, p. 195), “requer, como atitudes fundamentais, a abertura, a flexibilidade, a capacidade de observação e de interação com o grupo de investigadores e com os atores sociais envolvidos”. Como instrumentos de coleta de dados serão realizadas rodas de conversa com os alunos das turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz, além da observação do ambiente escolar a partir da utilização do diário de campo como ferramenta. Desse modo, buscar-se-á possibilitar aos alunos a compreensão das diferentes profissões que envolvem a realização dos Jogos Olímpicos, a partir da definição de itinerários formativos a serem seguidos, vislumbrando a elaboração de Projetos de Vida pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.