Possibilidades Didático-Pedagógicas para o Ensino do Xadrez na Educação Física: uma experiência com a sala de aula invertida no agreste pernambucano
Sala de aula invertida; Processo de Ensino-Aprendizagem do Xadrez; Educação Física Escolar.
O xadrez é uma modalidade classificada por ser um esporte/jogo muito conhecido e praticado mundialmente. Entretanto, um dos aspectos que muito colabora para sua efetiva aprovação e inserção no âmbito escolarizado, é por ser considerado como uma atividade eminentemente intelectual/mental. O projeto de investigação tem como objetivo estudar, analisar e fazer algumas reflexões sobre o xadrez nas Aulas de Educação Física Escolar em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da Escola Senador Paulo Guerra do agreste pernambucano. O objetivo geral da pesquisa consiste em: compreender os contributos pedagógicos do modelo de sala de aula invertida para o ensino-aprendizagem do xadrez na educação física escolar. Já os objetivos específicos foram escolhidos da seguinte forma: utilizar a sequência pedagógica do site do lichess.org. de ensino do xadrez com base nos princípios didático-metodológicos do modelo de sala de aula invertida; registrar as impressões de ensino e aprendizagem do docente e dos estudantes ao longo da aplicação da sequência pedagógica de aulas de xadrez no modelo invertido; refletir sobre convergências e dissonâncias de ensino-aprendizagem entre as percepções do docente e dos estudantes com os objetivos estabelecidos para a Educação Física Escolar na atualidade. A pesquisa, é de natureza qualitativa, utilizará para análise de dados a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os instrumentos usados na pesquisa serão a entrevista semiestruturada, observação participante e o diário de campo. O ensino do xadrez nas aulas de Educação Física ainda passa por diversas discussões empíricas. O estudo tem como contexto de atuação uma escola de regime regular/semi-integral do município de Jurema, no Estado de Pernambuco.