O processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa Escola Estadual de Alagoas
Educação Física Escolar. Processo inclusivo. Prática docente. Alunos da Educação Especial. Condições materiais.
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa escola pública estadual de Alagoas, considerando as condições materiais e a prática dos professores, para propor materiais que apoiem o trabalho do docente. A pesquisa qualitativa considerando os princípios de Vigotskiano para a produção e análise dos dados; o público foram os professores de Educação Física da escola pesquisada; a utilização do instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e para análise, Análise temática. Os resultados parciais apresentam três situações acerca das: condições materiais que são limitantes para o processo inclusivo devido à ausência ou insuficiência dos recursos didáticos; sobre a prática docente, a necessidade de formações continuadas de acordo com a realidade de trabalho, o compromisso com inclusão, a busca de estratégias que adequem às necessidades de aprendizagem discente, e a colaboração e conflitos com os demais profissionais da escola. Este trabalho se apresenta em fase de conclusão.