Jogos e brincadeiras na escola: vivências para a inclusão dos alunos de matrizes indígenas
Jogos, brincadeiras indígenas, ensino fundamental e médio.
Este estudo tem por objetivo geral identificar os sentidos atribuídos pelos alunos de matrizes indígenas aos jogos e brincadeiras praticados na escola durante as aulas de Educação Física. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da Escola de Referência em Ensino
Fundamental e Médio São Francisco, situada em área rural e de difícil acesso, localizada no município de Petrolândia-PE, com idades entre 11 a 18 anos, totalizando 182 alunos matriculados, divididos em jornada ampliada, sendo: ensino fundamental II (6o ao 9o ano): das 07:00 às 14:00 e ensino médio: (1o ao 3o ano): das 14:10 às 21:10. Os objetivos específicos serão de: 1. Organizar uma roda de conversa, como espaço de diálogo e discussão introdutório ao tema jogos e brincadeiras, com alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio, permitindo que expressem pensamentos sobre as representações das prática dos diferentes jogos nas aulas de Educação Física, bem como, aos jogos oriundos de diferentes etnias;2. Fazer um levantamento dos jogos e brincadeiras da matriz indígena através de pesquisas e as que estão presentes nas práticas dos estudantes indígenas nas duas etnias (Pankararu e Kapinawá) que constituem base da pesquisa;3. Organizar a seleção dos jogos e brincadeiras citados pelos alunos e de possíveis vivências nas aulas de educação física, e que posteriormente farão parte da culminância através de um festival;4. Confeccionar a partir do protagonismo dos estudantes, implementos e brinquedos que serão utilizados na culminância dos jogos e brincadeiras indígenas; 5. Promover um festival de jogos e brincadeiras indígenas, envolvendo toda a comunidade escolar. A abordagem do estudo será qualitativa do tipo descritiva e exploratória, sendo o instrumento de pesquisa do estudo a observação direta com a utilização do diário de campo, realizando anotações referentes aos fatos ocorridos em aula, sobre o comportamento dos alunos, sobre as suas opiniões em relação ao conteúdo vivenciado e tudo que o professor pesquisador julgar importante apontar e a entrevista semiestruturada. As etapas do estudo serão desenvolvidas dentro da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio São Francisco, localizada no município
de Petrolândia-PE. As observações serão realizadas no decorrer das aulas de Educação Física. As entrevistas semiestruturadas serão realizadas na sala da coordenação da escola, nos horários de intervalos, organizados com agendamento. Sobre a relevância e resultados esperados do estudo, ressalto: a importância de tematizar os saberes culturais trazidos pelos alunos das matrizes indígenas, para emergir possibilidades didáticas e aprendizagens significativas para um trabalho pedagógico a ser aplicado em diferentes espaços escolares.