"Screen time" and Physical Education at school: didactic-pedagogical possibilities.
Tempo de tela; Educação física escolar; Educação midiática.
O presente estudo buscou compreender como a Educação Física escolar pode contribuir na relação entre o “tempo de tela” e estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Maceió/AL. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa do tipo exploratória e descritiva, utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram 97 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com média de idade de 11,13±0,9 anos, da Escola Estadual Dr. José Maria de Melo, localizada em Maceió/AL. Para o tratamento do “tempo de tela” nas aulas de Educação Física, foi aplicada uma proposta didático-pedagógica tendo como suporte teórico e intervencional as práticas corporais de aventuras na natureza e a educação midiática. A técnica investigativa empregada para a coleta de dados foi a observação participante, por meio do diário de campo, qaustionários, registros de fotografias, gravações de áudios e vídeos. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizado o programa IBM SPSS Statistics 20 e para os dados qualitativos a análise de conteúdo utilizando como procedimento metodológico a categorização, organizando e classificando os dados de acordo com as características comuns em seus elementos, agrupando-os em categorias levantadas a posteriori. A maioria dos estudantes (74,4%) possui celular próprio e excede o tempo recomendado de uso das telas (40% utilizam até 10h de telas por dia), os aparelhos digitais mais presentes em suas residências são a televisão (90,8%) e o celular (97,7%) e dentre os conteúdos mais acessados estão os jogos eletrônicos, redes sociais e plataformas de streamings. A proposta didático-pedagógica utilizando as dimensões da Educação Midiática em atividades de práticas de aventura na natureza permitiu fazer associações e reflexões críticas acerca do uso das telas digitais e podem ser consideradas como estratégias para transversalizar esse fenômeno contemporâneo na vida dos estudantes.