As construções sociais acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado no Instituto Federal da Paraíba, Campus Patos
Educação Física Escolar; Ensino Médio Integrado; Construções sociais.
A presente pesquisa apresentou como tema as construções sociais da comunidade escolar acerca da Educação Física abordando como objeto de intervenção as aulas no Ensino Médio Integrado do Institutos Federal da Paraíba- campus Patos. Diante do exposto, o estudo foi desenvolvido a partir da seguinte pergunta de partida: - quais as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos? O objetivo geral do estudo foi compreender as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos. Os objetivos específicos se desenvolveram da seguinte maneira: a) Identificar as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de educação física no Ensino Médio; b) Caracterizar os papéis, a relevância e a identidade da disciplina presentes na realidade da comunidade escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva e exploratória a qual pretende-se descrever as características de determinada população ou fenômeno, buscando levantar as opiniões, atitudes e crenças do grupo estudado. O instrumento de pesquisa foi observação direta do ambiente escolar, seguido de uma entrevista semiestruturada a partir de fotos sobre as aulas de Educação Física. O estudo utilizou como forma de tratamento de dados a análise de conteúdo, onde buscou conhecer aquilo que está representado na fala dos participantes e desenvolvido nas sequintes etapas. a) levantamento e organização dos materiais coletados, transcrição dos áudios das entrevistas em textos, recortes das falas e grupamento dos códigos do texto em categorias a posteriori. Desta maneira, análise dos dados estudo sobre as aulas de Educação Física foi dividida nas seguintes categorias: diversidade e coletividade, valorização às práticas desportivas; bem-estar físico e mental e o combate à obesidade; relação com a área de exatas e humanas e aprofundamento das práticas corporais. Pode-se concluir que a comunidade do IFPB Patos compreende as aulas de Educação Fisca no EMI como um espaço caracterizado pela diversificação das práticas corporais abordadas, reunindo elementos sociais como a interação, a coletividade e a inclusão. O esporte foi o conteúdo mais valorizado no relato dos estudantes, enquanto que as aulas teóricas representaram uma novidade e ao mesmo tempo uma resistência para a comunidade, principalmente para os estudantes. No que se refere à relevância e o papel da disciplina no contexto escolar, os docentes e representantes do CLAI ( Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão) atribuíram ao caráter interdisplinar deste componente, sendo possível relacioná-lo a outras disciplinas e áreas, sobretudo humanas e exatas através dos movimentos corporais que caracterizam a concentração e a precisão, além de ser uma disciplina voltada para a aquisição do bem-estar físico e mental, onde percebeu-se uma preocupação da comunidade quanto os efeitos nocivos da inatividade fisica como a obesidade. Também foi possível perceber a identidade da Educação Física no EMI através dos desenhos dos estudantes, cujos relatos indicaram o aprofundamento das práticas corporais e atividades mais complexas, antes não vistas no Ensino Fundamental.