O Projeto de Vida como atividade pedagógica no currículo do Ensino Médio: um olhar para os jogos olímpicos de paris 2024
educação física escolar, esporte; jogos olímpicos; projeto de vida no ensino médio
A presente pesquisa buscou compreender como o conteúdo esporte a partir da análise do conteúdo esporte pautado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pode contribuir na elaboração de Projetos de Vida pelos alunos do Ensino Médio de um colégio estadual de Aracaju/Se. Para tanto, observou-se que a utilização de Metodologias Ativas, a exemplo da aprendizagem personalizada a partir do Projeto de Vida, representam estratégias de ensino do conteúdo Esporte nas aulas de Educação Física Escolar, que visam tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivos identificar as profissões associadas às modalidades esportivas disputadas no período dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, eleitas pelos alunos para entrar no rol do estudo; associar a diversidade de saberes encontrados nas profissões, aosprojetos de vida dos alunos do Ensino Médio; além de orientar e apresentar os projetos de vida elaborados pelos alunos do Ensino Médio que compuseram o grupo estudado. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, a qual conforme Minayo (2014, p. 195), “requer, como atitudes fundamentais, a abertura, a flexibilidade, a capacidade de observação e de interação com o grupo de investigadores e com os atores sociais envolvidos”. Antecedendo a fase de coleta de dados foram realizadas rodas de conversa com o objetivo de esclarecer aos alunos acerca dos pontos principais sobre o Projeto de Vida no Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu mediante a utilização de um roteiro de entrevista semiestruturada, além do uso da observação participante através do diário de campo, registros de fotografias, gravações de áudios. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, tendo como procedimento metodológico a categorização, resultando na organização e classificação dos dados conforme as características comuns em seus elementos, organizando-os em categorias levantadas à posteriori. Foi observado que o cotidiano dos alunos era marcado por uma diversidade de atividades extraclasse. Com relação aos sentidos dados à Educação Física foi constatada uma predominância em associá-la às questões voltadas à saúde. Quanto ao futuro profissional a maioria apresentou uma definição de qual profissão desejava seguir, tendo o gênero feminino apresentado uma melhor compreensão acerca das profissões envolvidas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Contudo, conclui-se que os alunos compreenderam que o ensino do esporte de forma contextualizada e sistematizada represenrta uma importante proposta pedagógica para a construção de seus Projetos de Vida.