Banca de DEFESA: JILVANIA SANTANA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JILVANIA SANTANA DOS SANTOS
DATA : 26/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: IEFE/UFAL
TÍTULO:

Gênero e a (não) participação nas aulas de educação física no ensino médio: um olhar interseccional


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física escolar; Ensino Médio; (não) participação;


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Os marcadores sociais da diferença, como sexualidade, gênero, raça, cor, classe social, dentre outros, produzem exclusão nas aulas de Educação Física. Práticas consideradas socialmente como de homens ou de mulheres, homofobia, racismo, ou até mesmofalta de recursos e estruturas, estão presentes nos espaços escolares e na educação física escolar de modo específico.Na escola estudada, as questões de gênero em alguns momentos são bem evidentes nas aulas de Educação Física. A resistência ou a recusaem participar de algumas atividades, seja pela falta de protagonismo de algumas meninas, ou meninos que se distanciam dospadrõesnormativosdemasculinidades,por exemplo, tem gerado inquietações na professora pesquisadora, que para além doquejáé sabido sobre essa temática no ambiente escolar de modo geral, pretende investigar e entender um pouco mais sobre a relação entre os marcadores sociais da diferença,com ênfase em gênero e a (não) participação de estudantes nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, esse trabalho busca debater de forma específica como as relações de gênero e demais marcadores sociais da diferença estão relacionados com a (não) participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Entendemos que muitas situações relacionadas ao gênero na escola, acontecemdevidoaomodelosocialnoqual estamos inseridas/os, baseado na lógica binária. Após a aprovação do comitê de ética, foram aplicados questionários para 110 estudantes matriculados/as na primeira sériedo Ensino Médio. A partir da análise dos questionários, foram selecionados/as 5 (cinco) estudantes para realizarem as entrevistasdehistóriadevida.Apósacoletadedados,foi possível perceber que as vivências nas aulas de Educação Física marcaram a trajetória escolar dos/as estudantes participantes dessa pesquisa, sobretudo as vivênciasassociadas a situações de exclusão e discriminação. As memórias estão associadas às cenas de (não) participação por questões de gênero e sexualidade, o que provocou sentimentos relacionados a essas vivências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - Doiara Silva dos Santos - UFV
Presidente - 1123900 - SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Interno(a) - ***.784.404-** - VIVIANE NUNES SARMENTO - UFAL
Notícia cadastrada em: 29/04/2025 22:16
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